O Relações Públicas é considerado
um administrador e um articulador, assim segundo Claudio Andrade, coaching para sustentabilidade corporativa e
mestre em RP e propaganda pela Universidade de São Paulo
(USP) "Esse profissional baseia-se nas relações democráticas e nos valores
humanos articulados aos objetivos organizacionais”, entretanto, hoje em dia, as
necessidades e as visões tem sido modificadas, pois fatores como
sustentabilidade e valores morais estão evidenciados. Ainda, segundo o
consultor essa seria “uma oportunidade única para o profissional mostrar sua
função e assegurar sua utilidade".
Uma revolução importante vem acontecendo em nossa sociedade com a
ascensão das mídias sociais e essas podem ser grandes oportunidades para um
profissional de RP, pois segundo Marcos Freire, diretor de assuntos
corporativos da Pepsico Brasil, "O ambiente digital está revolucionando
completamente a forma como vemos a comunicação, obrigando as empresas a também
reverem seus processos e a forma com lidam com os públicos externo e
interno".
Um desafio para o Relações Públicas é lidar com um público invisível que
manifesta instantaneamente suas opiniões sobre os serviços ou produtos das
companhias e isso deve ser monitorado. Para Vânia
Penalfieri, professora de Relações Públicas e coordenadora do curso de
pós-graduação em Comunicação, Redes Sociais e Opinião Pública do Centro
Universitário Belas Artes "As
empresas esperam um profissional com perfil gestor, que esteja atento e
atualizado às tendências no âmbito da comunicação organizacional, incluindo
aquelas impostas pelas mídias digitais (PR 2.0).”
Logo, um bom Relações Públicas deve ser sensível às mudanças sociais e
atualmente essas se encontram na área da sustentabilidade. Assim, deve aliar os
valores humanos aos objetivos organizacionais inatos da profissão, mas também
deve articular os valores e modificações comportamentais, próprias de seu
tempo.
Fonte: portaldacomunicacao.uol.com.br/graficas-livros/51/artigo252428-1.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)