Relações Publicas e a Sustentabilidade

Vivemos em uma época de transformação da consciência humana. Uma época em que as economias estão sendo sacudidas por todo o planeta. Um momento histórico em que os valores humanos são amplificados em toda a sociedade e dão início a uma grande jornada, para estabelecer novos paradigmas de gestão ética e responsável. Um processo crucial para as organizações.O contexto abordado é a sustentabilidade, que está jogando suas sementes em diversas áreas e vem enraizando suas práticas na cultura de várias organizações que assumiram o seu papel social frente à sociedade e ao meio ambiente, a fim de elevar a tecnologia limpa e a qualidade de vida, que promete transformar fundamentalmente a configuração de nosso futuro e, em paralelo, oferecer as contribuições de relações públicas nisso.O processo da sustentabilidade nas organizações é potencializado, pelo desempenho da ação comunicativa (diálogo) e da dinâmica estabelecida entre seus sujeitos. As relações públicas, portanto, passam a integrar fortemente o mapa estratégico das empresas que buscam a sustentabilidade. Administrativos dos processos requerem dos profissionais de relações públicas visão sistêmica, para alinhar demandas da responsabilidade social e da sustentabilidade, frente ao empedramento dos públicos nessa nova ordem. Portanto, o grande desafio é a complexidade em torno disso. O desafio é saber do que ele se compõe e com o que está relacionado.
E para que a empresa consiga dar o salto verdadeiro para o modelo de gestão sustentável, a prevalência deve ser comportamental, baseada na condição humana, na implementação e valorização de novos hábitos. É a materialização da intervenção das partes envolvidas. A premissa de relações públicas nessa ótica será desenvolver sistema para operar a produção do conhecimento necessário à formação de redes sensoriais pessoais e coletivas. Trabalhar o aspecto comportamental humano associado ao plano empresarial é indispensável como parte das tarefas de relações públicas para a sustentabilidade. A habilidade de trabalhar função e exercício na proposta de mediação do diálogo, da participação, do engajamento, da cidadania e da governança acentua a percepção como um experimento criativo de construção da identidade organizacional, gerando assim condições favoráveis para o autêntico desenvolvimento sustentável.A comunicação sustentável é um tema muito novo nas organizações, definido como arranjo constante entre as partes interessadas em conformidade com o processo de gestão. Isto é, combinar expectativas e superar conflitos condicionantes que validam as diretrizes de ação e consolidam a comunicação para a sustentabilidade. As relações públicas estão profundamente associadas ao conceito, como campo de atuação e função. Contudo, já se mostra um novo posto de trabalho que vem sendo ocupado muito pouco por profissionais de Relações Públicas.
SAVITZ, Andrew W. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elservier, 2007ALMEIDA, Fernando. Os desafios da Sustentabilidade: uma ruptura urgente. Rio de Janeiro: Elservie. 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)