quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Relações Públicas no mercado de trabalho




O mercado em nossa área está em constante crescimento, onde as melhores oportunidades estão em empresas privadas e principalmente nas multinacionais. O leque na profissão é bem amplo possibilitando a escolha do profissional no meio em quem mais se identificar.
Áreas de atuação:

Administração: Promover ações para a valorização de uma empresa ou marcas. Criar canais de comunicação com funcionários, fornecedores, clientes, governo e comunidade.
Atenção ao cliente: Atender a solicitações e reclamações de consumidores, para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa.
Cerimonial e protocolo: Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento. comunicação institucional divulgar as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.
Eventos: Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.
Pesquisa de opinião: Coletar dados sobre o público interno e externo da empresa para criar planos de comunicação.
Planejamento estratégico: Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.
Projetos institucionais: Analisar pedidos, apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.
Relações governamentais: Elaborar planejamento estratégico das ações de relacionamento com o governo.
Administração de redes sociais: monitoramento das redes sócias, acompanharem citações com o nome da empresa, auxiliar o consumidor e esclarecer critica o mais rápido possível.
As características essenciais para o profissional dessa área se inserir no mercado de trabalho são pontualidade, estar sempre bem informado na qualidade dos fatos, utilizarem de maneira correta as ferramentas, boa redação, adaptação às mudanças, visão critica, inovação, criatividade entre outros que o diferenciam do “comum”.
Universidade conceituada, cursos extras, conhecimento das línguas são fundamentais na hora de conseguir um emprego, e vale lembra que é o profissional que abre a porta do mercado, tendo iniciativa, agilidade, rede de relacionamento ativa, saber ver, analisar, ouvir, planejar e principalmente valorizar o seu trabalho.

FONTE: guiadoestudante.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)