segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sustentabilidade como você nunca viu

Montagem/Site: Pesquisa Científica Unificada

Sustentabilidade é um assunto em alta nos dias de hoje, mas você realmente sabe o que é? Talvez você pense que só estamos falando de preocupação com o meio ambiente, mas é muito mais do que isso.

Para acabar de vez com essas dúvidas, em 1987, foi definido que ser sustentável é conseguir satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Esse conceito é construído baseado na relação entre dimensões econômicas, ambientais e sociais, o que chamamos de Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade.

A dimensão econômica se refere não só a economia formal, mas também a informal que ajuda a aumentar a renda e padrão de vida das pessoas. A dimensão ambiental é a preocupação que a empresa tem para com os impactos causados pelas suas atividades sobre o meio ambiente. E a dimensão social se refere às qualidades dos indivíduos, como habilidades e experiências, no que tange ao ambiente empresarial interno e externo.

Com o aumento da preocupação pelo modelo “verde” de viver, ser sustentável virou status no mundo organizacional. Muitas empresas acabam utilizando a sustentabilidade para promover a sua imagem, dizendo-se sustentável sem realmente ser. É um “verde de fachada” que chamamos de greenwash. Como Relações Públicas, não podemos permitir que uma empresa adquira essa imagem negativa que hoje é tão frequente. Outro ponto chave para nós Relações-Públicas, é fazer com que os nossos stakeholders, públicos de interesse, sejam envolvidos na comunicação de sustentabilidade, pois cada vez mais há um interesse deles para com a cidadania corporativa.

4 comentários:

  1. É mais complexo para os pequenos negócios atuar de acordo com os princípios da sustentabilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que ser sustentável é uma questão complexa para qualquer tipo de organização, pois é muito difícil atender as demandas de todos os públicos e ainda continuar respeitando a esses princípios.

      Excluir
  2. Guilherme Canella Ruggiero21 de maio de 2013 às 22:55

    Assunto muito interessante para todos e pra mim mais ainda já q terei q desenvolver um produto ou algo do tipo para a faculdade. Na minha opiniao , a parte do Tripé q é a mais prejudicada é a ambiental, ainda mais pq nela temos o comeco d tudo q é a matéria prima e q na maioria das vezes elas sao esgotaveis.

    ResponderExcluir
  3. Uma grande parte das empresas do País já entende que a adoção de soluções sustentáveis e ecologicamente responsáveis são cruciais não apenas para melhorar a imagem de suas empresas, como também para aumentar a competitividade e rentabilidade dos negócios. Segundo o IBGE, o Brasil apresenta bons índices no uso de materiais renováveis em suas construções e no emprego extensivo de biocombustíveis. E algumas empresas brasileiras já sustentam o titulo de sustentabilidade com reconhecimento internacional, por meios de certificações especificas que é o caso de algumas como: Banco do Brasil, Natura, Itaipu, Caixa Econômica Federal.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)