Crise é uma mudança súbita, decisiva, em geral desfavorável, com agravamento de uma situação, que leva a uma ruptura de uma situação de equilíbrio. Uma crise pode afetar ou destruir a reputação, imagem, o clima
organizacional, confiança de clientes e a credibilidade de uma empresa
por vários anos.
Como fatores de influência estão: o alcance territorial da corporação
envolvida, a globalização, a ação invasiva da tecnologia na rotina empresarial
e a proliferação dos meios de comunicação de massa.
Basicamente, uma gestão de crise é composta por cinco elementos, que
devem ser tratados simultaneamente:
1. Gerenciamento de contingências (situações cotidianas);
2. Gerenciamento da crise (cuidado com os desdobramentos
dos fatos);
3. Comunicação durante a crise (contato articulado
com os stakeholders atingidos e interessados, de maneira imediata para não
potencializar boatos ou fontes não oficiais);
4. Comunicação e gerenciamento de risco
(notificação clara sobre potencialidade de problemas);
5. Continuidade do negócio.
Os profissionais de Relações-Públicas sugerem que seja sempre feito um briefing em todas as
situações vividas pela empresa em seus sistemas internos e externos de
comunicação, para mapear os passos tomados, permitindo uma análise e novos
planejamentos para casos futuros. Acima de qualquer análise de cenários,
impactos e de estratégias comunicacionais, entre as regras para administrar bem
a crise está: não mentir e respeitar a verdade. Informar objetivamente,
ser rigoroso na verificação dos fatos e ser ágil está na lista de atribuições.
O mau gerenciamento de crise, sem as ferramentas adequadas, leva ao
aprofundamento do problema ou à geração de outros. Uma estrutura formalizada no
tema, com equipe treinada, é o caminho ideal. O profissional de Relações-Públicas consegue dar suporte
nesses casos, de modo a reduzir as possibilidades de crises ou extensão dos
danos, padronizando atitudes para enfrentar uma diversidade de percepções e
monitorar o abalo à confiança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)