sábado, 12 de abril de 2014

Nestlé: Compromisso Social e Empreendedorismo na Construção de uma História


 
Todo mundo conhece a Nestlé, o maior empreendimento no setor de alimentos da história. Todos sabem da qualidade dos seus produtos e a primazia no desenvolvimento do que produz. Mas poucos conhecem a fundo o papel da empresa na fabricação de alimentos que atendem as demandas nutricionais das pessoas, desde o recém-nascido até o vovô, passando pelo desenvolvimento de suplementos para quem está em estado hospitalar. Essa herança da atual multinacional Nestlé vem desde seu nascimento, onde o visionário e gênio Heinrich Nestlé criou um alimento para combater a desnutrição.




Heinrich Nestlé nasceu em 10 de agosto de 1814, em Frankfurt, na Alemanha. A partir dos 15 anos começou a interessar-se por Química e Farmacologia. Mas, por razões políticas, precisou mudar-se para a Suíça, onde concluiu sua graduação média aos 20 anos de idade. Lá, nessa época, as crianças estavam tendo sérios problemas de desnutrição. Heinrich, que era farmacêutico, resolveu, então, desenvolver um alimento que contivesse todos os nutrientes necessários.
Combinou leite de vaca com a farinha de trigo e açúcar para produzir um substituto do leite materno para aquelas que não podiam aceitar o leite de suas mães. Em 1867, foi lançada, finalmente, a Nestlé Farinha Láctea, na Suíça, marcando o início das atividades da Société Nestlé no mundo.
Nestlé vendeu a sua empresa em 1875 para os seus sócios. Passou a viver com a sua família, alternadamente em Montreux e Glion, onde ajudaram pessoas com pequenos empréstimos publicamente e contribuíram para a melhoria da infraestrutura local.
Voltada essencialmente para a nutrição humana, a Nestlé diversificou suas atividades a partir da década de 1970, passando também a atuar nos segmentos farmacêutico (Alcon), cosmético (a exemplo da L'Oréal) e de alimentos para animais de estimação (Friskies Alpo e Ralston Purina). Ao longo dos anos, foi desenvolvendo diversos projetos importantes de cultura, literatura e nutrição, por exemplo. Por seu conjunto de iniciativas, em 2005, a empresa recebeu, dos ministérios Público e da Justiça, o certificado de Utilidade Pública Federal, um marco na atuação da instituição, que passou a se chamar Fundação Nestlé Brasil.
A organização elegeu os temas Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural como focos para suas ações de Responsabilidade Social, por estarem intimamente relacionados às suas atividades como uma das maiores empresas de nutrição, saúde e bem-estar no mundo.
Em 2007, foi criado o Prêmio Henri Nestlé com o objetivo de fomentar e valorizar a produção científica nacional. Eles acreditam na importância da pesquisa científica e, por isso, valorizam o pesquisador brasileiro premiando os melhores trabalhos nas áreas de Ciência & Tecnologia de Alimentos, Nutrição Clínica e Nutrição em Saúde Pública.
A história de Heinrich Nestlé é totalmente baseada na vontade de ajudar o próximo, fomentada pelo cuidado máximo com as pessoas. Essa cautela foi o diferencial para que tornasse suas criações alimentícias em uma marca tão consolidada.
Para muitos especialistas em gestão de marcas, um dos fatores que determinam o sucesso de uma empresa, produto ou serviço é a sua coerência e comprometimento com seus valores e objetivos. E a Nestlé, mesmo após ser vendida por Heinrich, manteve seu compromisso com a boa nutrição, o que a colocou no mapa das grandes corporações mundiais, tornando-se uma referência para todos. Não é a toa que hoje é a maior empresa de alimentos no mundo, com uma capitalização de mercado de mais de 200 bilhões de dólares.

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