segunda-feira, 7 de abril de 2014

O Poder do Tom


FONTE: https:/www.ibm.com/developerworks/community/blogs/neposts/entry/perdemos_nossa_capacidade_de_conversar1?lang=en



Vivemos em uma corda bamba constantemente, a corda bamba no tratamento com o outro indivíduo. Tentamos a todo o momento nos equilibrar na corda bamba da vida, achar nosso equilíbrio interno, pois vivemos entre diversos extremos, um mundo de dualidades, onde a todo o momento temos que tomar decisões.

Algumas pessoas são mais vulneráveis e suscetíveis que outras em muitas questões. Em certos momentos você não vai aceitar certas situações e precisará mostrar que tem opiniões próprias, no trabalho, no seu relacionamento com amigos e familiares.


A frase citada por Randerson Figueiredo exemplifica esses conflitos: “10% dos conflitos são causados por diferença de opinião e 90% é devido ao tom de voz errado”.

O tom de voz mostra como tratamos o outro, como cada um dos sujeitos é pertencente a um determinado ato. Às vezes demonstramos pensamentos irônicos em um simples tom de voz, a entonação do tom mostra como está sua vida e como é importante exercita-la e preserva-la.

A maneira mais comum, porém errada, de demonstrar autoridade é aumentar o tom de voz e ignorar as possibilidades de diálogo, nada é mais prejudicial do que perder o controle. Nesse mundo de redes sociais a vida se torna oscilante e requer um cuidado redobrado, pois esse grande período dedicado a múltiplos meios de comunicação, faz com que perdemos um espaço para o diálogo. Tudo isso contribui para que tenhamos pessoas com menos capacidade para diálogos e argumentos consistentes.

5 dicas para viver melhor.

1. Seja impessoal
Você pode se sentir desapontado ou chateado com algum acontecimento, mas mantenha o foco na situação e não na pessoa envolvida. Procure entender o que aconteceu e resolver com calma, pedindo ajuda para a pessoa envolvida. Um ponto importante é pensar que o erro foi um acidente e não uma tentativa da pessoa de atingir você e o seu trabalho. Analisar a situação com calma e ser compreensivo surtem muito mais efeito do que 15 minutos de gritaria e constrangimento.

2. Mude o tom
Tendo em vista que o seu objetivo é responder o problema sem gritar, você pode se sentir tentado a usar um tom de voz amigável e compreensivo. Isso tampouco irá resolver, porque o causador do problema pode entender que o erro não foi tão grave. A saída nesse caso é usar um tom de voz sério, que mostre as consequências da situação.

 3. Conheça seus colegas
Se existe uma pessoa em especial com a qual você se desentende frequentemente, procure dedicar um tempo para se aproximar dela. Pense que da mesma maneira que a pessoa está desrespeitando a sua autoridade, você pode estar fazendo isso com ela. Muitas vezes os problemas gerados pelo autoritarismo podem ser resolvidos com uma boa conversa e menos ego envolvido na situação. Pense nisso.

4. Saiba quando e como exigir
Não demande trabalhos por puro capricho, num momento em que seus colegas estão com a lista de afazeres cheia. Avalie cada situação de maneira isolada, identifique quem tem mais capacidade e condições para ajudá-lo no trabalho que precisa ser feito e peça com jeito. Mandar simplesmente porque você pode só vai destruir as possibilidades de construir relacionamentos saudáveis entre você e seus colegas.

5. Esclareça os fatos
Se alguém diz alguma coisa que te aborrece ou, pior, se você escuta coisas que te incomodam, certifique-se de isso foi realmente o que as pessoas quiseram dizer. De repente você pode ter interpretado seu colega de maneira errada e gerar um conflito desnecessário. No caso de ouvir rumores o cuidado deve ser dobrado: vá direto à fonte. Tentar esclarecer as questões mostra que você sabe o que acontece e está interessado em resolver, para não ser feito de bobo.

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