segunda-feira, 19 de maio de 2014

Eu Disse 500 Palavras! Corte isso!



Fonte: http://www.wfsj.org/course/pt/pdf/mod_4.pdf



Muitas pessoas de comunicação já nascem com o dom de saber escrever e de se comunicar, porém, nem todas muitas vezes sabem como organizar seus pensamentos e como estruturar suas ideias. Baseando-se nisso, resolvemos dar algumas dicas para quem se encaixa nesse perfil.

Para se produzir um bom texto é necessário que o escritor tenha um prévio conhecimento do assunto que irá abordar. Além disso, a clareza das ideias é fundamental ao entendimento do leitor.


O texto estará claro para o leitor quando estiver com ideias bem articuladas e objetivas. Para que isso ocorra, é necessário uma seleção cuidadosa das palavras. Dessa forma, o escritor evitará erros quanto à coerência e coesão dos fatos apresentados e o leitor não ficará perdido em meio a tantos argumentos.


Em uma redação por exemplo, devemos evitar alguns erros, tais como:
  • Iniciar uma ideia geral, mas que não se relaciona com a segunda parte da redação.
  • Iniciar com desvios do tema proposto.
  • Iniciar com as mesmas palavras do título.
  • Iniciar aproveitando o título, com se este fosse um elemento da primeira frase.
  • Iniciar com chavões, gírias ou expressões vulgares, etc.

Para quem está prestes a prestar um concurso, é bom ficar atento quanto a estrutura do texto, pois em média, o texto possui cinco parágrafos: sendo um de introdução, três de desenvolvimento (cada um contendo um argumento) e um de conclusão. O ideal é reservar pelo menos uma hora para a redação.

Em todos os casos, o texto deve ser sempre visto mais que uma vez, pois só assim garante um resultado bom e satisfatório, evitando possíveis redundâncias, que levam as repetições desnecessárias de palavras.

Através dessa reflexão a respeito da produção textual, observamos que somente o conhecimento da língua portuguesa não basta, mas também a análise textual a partir da colocação das ideias. Portanto, a revisão do texto deve ser feita sempre, a fim de que haja um bom resultado, ou melhor, um bom texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)