Fonte da Imagem: http://doutoremprego.com.br/venca-a-timidez-na-entrevista-de-emprego/
Uma
das exigências para ser um bom comunicólogo é a extroversão, ou seja, ser capaz
de falar e se relacionar com as pessoas ao redor sem titubear, lidar com o
público sem sentir vergonha ou medo de causar algum constrangimento. Nem todos
possuem essa característica e muitos desistem de concorrer a certas vagas no
mercado de trabalho, mas a timidez deve ser um impedimento para seguir na área
comunicacional?
Para responder isso, é necessário entender o
que é timidez. Segundo o ICOH (Instituto de Comunicação Humana). “A timidez é a
inibição de comportamento e a ansiedade causadas pela presença de outra pessoa,
principalmente uma pessoa nova, não familiar. Esta inibição e ansiedade são
provocadas porque o tímido avalia o outro como uma ameaça, um estímulo negativo
a sua integridade física e psicológica”, ou seja, se expor para uma ou mais
pessoas desconhecidas é, para alguns, um grande desafio e um tormento, como se
o outro fosse realmente uma ameaça.
Alguns sintomas ligados à timidez são:
Taquicardia, vermelhidão, nervosismo, ansiedade, estresse, tremor, gagueira e
até mesmo esquecimento do conteúdo a ser exposto. Esses sintomas aparecem com
menor ou maior intensidade, dependendo do nível de timidez do indivíduo.
A timidez não tem apenas aspectos negativos.
Ela é útil porque evita que pessoas se exponham, evita que ofendam outras, que
dominem as conversas e que falem demais sobre suas vidas pessoais.
Como lidar quando a convivência e conversas
com pessoas desconhecidas se tornarem necessárias para o trabalho? É necessário
controlar os sintomas da timidez através da autopercepção e do autocontrole,
não existe cura para a timidez, porém não é algo irreversível e imutável.
Não
é um empecilho para a comunicação ser tímido, mas se faz necessário controlá-la
para a obtenção de um melhor desempenho no campo profissional, estamos sempre
nos construindo e reinventando, nesse sentido a timidez não é um traço que
permanecerá para sempre, ao menos não da mesma maneira como aparece hoje. É um desafio a ser enfrentado.
A carreira em RP exige contatos frequentes
com outras pessoas. Este profissional deve ser capaz de apresentar ideias,
interesses, perfis de empresas ou pessoas, para os outros. Sendo uma carreira
do campo das comunicações sociais, oferece e desenvolve instrumentos para esta
expressividade. De qualquer maneira, é possível buscar ajuda de especialistas,
caso a timidez lhe impeça de viver plenamente seus interesses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)