Fonte: https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t34.0-12/10621101_701116779963614_1336184908_n.jpg?oh=1307f8f8b53c449e728b4a48b65aefba&oe=53F14F00&__gda__=1408357200_3e3e21dd565035a95487e0798fa6d0fa
No
dia 17 de julho de 2014, o voo MH17 da Malaysia Airlines que saiu de Amsterdam,
Holanda, com destino à Kuala Lumpur, Malásia, caiu com 298 pessoas a bordo na
região da Ucrânia. Foi o segundo incidente da companhia aérea em menos de cinco
meses (em março o voo MH370 desapareceu). Nesses casos, quanto mais tempo passa sem respostas por parte
da companhia, mais teorias são propostas, e a maioria gera tanta especulação
que por mais que sejam improváveis acabam sendo aceitas.
No
caso do voo MH370, a falta de esclarecimento abriu espaço para teorias, como abdução
alienígena, ato terrorista, ou mesmo que o avião teria sido abatido. Todas as
especulações geraram um desconforto e sofrimento adicionais às famílias
envolvidas nesse incidente.
A
importância dos esclarecimentos, bem como a divulgação oportuna e constante das
informações, é essencial em momentos de grandes catástrofes. O papel da
Assessoria de Imprensa da Malaysia Airlines deveria ser fundamental, passando
aos envolvidos notas diárias sobre o andamento de todos os processos de
investigação e de resgate dos corpos. Por mais sofrido ou por mais que as
informações sejam morosas, em função do trabalho delicado e das investigações
envolvidas, o papel do Relações Públicas constantemente, mesmo que não
conseguindo oferecer grandes novidades, mostra comprometimento e solidariedade
à todos, independente dos diversos interesses. As famílias querem acompanhar os
passos e saber quando conseguirão colocar um fim na tragédia. Por outro lado,
as mídias precisam divulgar a veracidade dos fatos para que o resto do mundo acompanhe
os reais acontecimentos, evitando, assim, mais e mais especulações.
É
de vital importância para empresas, como companhias aéreas, montadoras e
mineradoras, que têm por característica riscos eminentes de acidentes
envolvendo muitas pessoas, manter junto ao seu setor de Assessoria de Imprensa,
notas pré-formatadas para que a informação chegue de uma forma mais rápida e
clara, bem como que sirva de informação e alento a todos envolvidos. Fica
notável, então, a necessidade que o mercado de diversos segmentos tem em manter
junto à equipe um profissional de Comunicação, preparado estrategicamente. Uma
Comunicação bem estruturada “apaga incêndios” rapidamente ou, até mesmo, acaba
por evitar escândalos.
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