Fonte: jovemempresario.com
Muitas pessoas pensam que as mídias sociais
não são capazes de produzir experts. É aí que entra o exemplo de Shama Kabani.
Com 26 anos escreveu sua dissertação de Mestrado para a Universidade do Texas,
em Austin, nos EUA, sobre a rede social Twitter.
Além disso, Shama Kabani apresenta um
programa via internet sobre tecnologia e publicou um livro, em 2010, com o
título The Zen of Social Media Marketing: An Easier Way to Build Credibility,
Generate Buzz and Increase Revenue – ou “O Zen do Marketing de Mídia Marketing:
Um Jeito Mais Simples de Construir Credibilidade, Gerar Engajamento e Ampliar
Receita”, em livre tradução – e que atingiu a 4ª posição no ranking de livros
sobre marketing da Amazon.com.
E esses são apenas seus
projetos secundários, uma vez que, no ano de 2009, Kabani, então com 24 anos,
fundou The Maketing Zen Group, uma empresa de marketing de mídia social, em
Dallas, nos EUA. Esse empreendimento, iniciado com somente US$ 1,5 mil de seu
próprio bolso, é especializado em todos os passos de marketing de internet para
clientes – deste Twitter e Facebook, passando por vídeo e blogs.
Segundo Kabani, estamos em
um momento no qual as pessoas estão ficando cansadas da cultura corporativa
tradicional. Com esses negócios, a texana está sempre em movimento, propondo
soluções inovadoras – e muito pessoais – para uma audiência engajada e
específica – leitores de blog, telespectadores, seguidores de Twitter, etc.
Kabani ainda acrescenta que a proposta do
Marketing Zen não se referiu sempre às mídias sociais, mas sim que seu desejo
era o de dar início a uma agência de consultoria, com foco mais generalista.
Entretanto, rapidamente ela percebeu que suas paixões estavam dentro do campo
de mídias sociais, então teve a visão de modificar sua estratégia. A mudança de
approach consistiu, então, em um novo perfil de relacionamento com seus
clientes, apontando soluções para posicionar melhor suas marcas no mercado e
dando autonomia para que esses empreendedores consigam gerenciá-los. E
assim, o projeto de Kabani não era mais uma firma de consultoria, mas sim um
negócio que traz o universo do marketing web para mais perto de seus clientes;
atraindo leads e ampliando estratégias de branding desses negócios. Nada mais
acertado, porque o negócio da norte-americana, aparentemente, cresceu quatro vezes
apenas no último ano. Ela pretende que a empresa chegue à marca dos milhões de
dólares em valor de mercado até o final de 2014.
Atualmente, a jovem empresária
de 29 anos viaja pelo planeta para ensinar jovens empreendedores de outras
partes do mundo. Segundo sua visão, um diploma universitário não é garantia de
sucesso. Os jovens empreendedores precisam romper com os paradigmas de mercado
das gerações anteriores e buscar, assim, novas oportunidades e chances para
fazer negócios, sempre inovadores e criativos.
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