quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Entrevista com Socorro Coutinho

fonte: Arquivo Pessoal
Com uma vasta e diversificada experiência profissional. Bacharel em Relações Públicas e especialização em Marketing Empresarial (FGV).
Nossa entrevistada de hoje é a paraense Socorro Coutinho, que atualmente coordena a empresa Grunase - Grupo Nacional de Serviços Ltda, empresa de Marketing Global. Atuou como Marketing responsável por projetos do jornal Diário do Pará, onde  três de suas campanhas foram premiadas em 1° lugar no INMA Awards em Nova York. Trabalhou com a marca americana de máquina pesadas John Deere, além de produtora no Caderno Top no Diário do Pará e Caderno Troppo do jornal O Liberal, ambos os maiores jornais da região Norte.


1. Por que escolheu ser Relações Públicas?


Para ser sincera, a única coisa que eu não queria era mexer com cálculos. Confesso que odiava matemática, mas adorava me comunicar e tomava a frente de eventos e projetos na escola.
Eu sabia que a minha área tinha que ser Comunicação, mas qual escolher? Escolhi o curso de Relações Públicas porque dentre as três áreas da Comunicação Social era a que me oferecia uma perspectiva de atuação mais ampla. Sem falar na possibilidade de lidar com pensamento estratégico e processos, pois RP se envolve com diagnóstico e planejamento


2.Você mudou para São Paulo por qual motivo? Como é o mercado de trabalho na região Norte?


Mudei porque São Paulo me oferece uma oportunidade de trabalho melhor e um leque de cursos na área. O profissional sendo ele RP ou não, nunca deve parar de procurar seu crescimento pessoal e profissional.  
Em se tratando de mercado de trabalho na região Norte, acredito que isso ainda vá demorar um pouco para crescer por lá. Salários muito baixos, poucas oportunidades na área e sem reconhecimento da profissão. Alguns colegas souberam se destacar de certa forma, e há outros que desistiram do curso ou mudaram de ramo.


2. Quais foram suas primeiras ações como Relações Públicas em seu caminho profissional?


A primeira ação que eu TIVE que fazer foi realizar eventos. Não posso deixar de comentar aqui, que o primeiro pensando/comentário feito a nossa profissão de pessoas que não tem conhecimento, é que somos somente para produzir eventos. Gente, isso NÃO É VERDADE. Eventos é apenas um complemento da sua ação de planejamento.


3. Atualmente onde você trabalha?


Atualmente eu coordenando as demandas da Grunase, atendendo e oferecendo serviço de assessoria de imprensa local (São Paulo) e Nacional. Esse ainda é meu primeiro trabalho em São Paulo e estou adorando.


4. Você que atualmente trabalha no ramo de assessoria de imprensa, poderia explicar quais os pontos positivos e negativos.


Pra você que quer entrar nesse ramo, tem que ter uma comunicação. Saber escrever e ter um português afiado são itens básicos. Lidar com o público/cliente é difícil, agora imagina lidar com um profissional formado, com mil e-mails diários a receber/responder e pessoas pegando no seu pé para publicação?A primeira coisa é saber que você não tem o rei na barriga e as coisas não caem do céu. Tem que ser chato, paciente e insistente, pois no final do mês o serviço que você ofereceu será cobrado.
A parte boa é o network que a área te proporciona, uma vez criada, será eternamente um contato.


5. Assessoria de Imprensa tem haver com Relações Públicas?


Esse é um tema bastante discutido entre Jornalista x Relações Públicas. Mesmo tendo opiniões dissemelhantes (idéia de que o serviço não possa ser realizado por um RP), eu acredito sim, que o profissional possa realizar qualquer serviço na área de comunicação, desde que ele seja capacitado e preparado para o serviço.
Já os jornalistas acham que podem realizar as funções de Relações Públicas, mas isto não é verdade; eles não têm embasamento para isso, até porque sua grade curricular é distinta, enquanto a profissão de RP surgiu e foi desenvolvida para atuar em comunicação empresarial.


6. Quais as qualidades ou características necessárias para se tornar um bom profissional de Relações Públicas?


A profissão RP ainda é pouco reconhecida no mercado, desta forma, é necessário trabalhar muito para se posicionar. Inicialmente o profissional tem que saber estruturar um planejamento, ter foco com os objetivos e metas. Ser persistência e paciente porque o trabalho é de longo prazo, e haverá sempre cobrança por resultados.
Acrescento por último o saber/gostar de se comunicar com pessoas é o fundamental.




7. Como profissional de Relações Públicas já formada, que conselho você daria aos estudantes e futuros profissionais da área?

O conselho é realmente seguir uma carreia pela qual se tenha amor, respeito pela profissão e pelas pessoas que te cercam. Se você não gostar muito do que faz, os tombos vão acontecer e em grande escala. Sem contar que passamos a maior parte da vida trabalhando. Quando você gosta do que faz, fica mais fácil levantar-se dos tombos com tudo o que aprendeu no meio do caminho.
Meu conselho sempre será nunca deixe de estudar, pesquisar e tomar iniciativas. Seja curioso! Há muito espaço no mercado para ser explorado, e não desista, se é isso que você quer, corra atrás e vença!

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