quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Entrevista com Renata Silva


Já apresentamos diversas entrevistas com profissionais de sucesso, mas todos eles tiveram um começo, como todos, são cheios de escolhas.
Renata formada em letras (USP), a escolha do curso foi baseada em suas aptidões desde a escola e admiração pela renomada Universidade de São Paulo. Fez alguns estágios, começando pela sua área especifica logo no primeiro semestre, finalmente ela é efetivada como revisora de texto de uma agencia de comunicação, fazendo o que até então era o que gostava começou a ter contato com todos do setor de comunicação, que são responsáveis pelo contato direto com os clientes que atendem, foi então que surgiu a vontade de ter outra formação na área de humanas.

  • Começando por uma das questões que mais perturba na hora da decisão de qual curso se formar. Qual foi o seu critério de escolha para chegar ao curso de letras?
Renata: O curso de letras, inicialmente, foi o que mais me chamou a atenção por estar intimamente ligado a excelência na escrita e aumento de intelecto cultural brasileiro, uma outra opção que eu levei em consideração na época era o curso de jornalismo, mas unicamente pelas belas matérias em revistas e jornais que eu sabia que tinha jornalista redator produzindo todo aquele encaixe perfeito de palavras para dar uma noticias.


  • Você se decepcionou com a atuação de um profissional da área de letras e por isso quis mudar de área?
Renata: Eu sempre gostei de escrever textos e ser critica diante de textos já escritos, é um prazer construir um texto, seja grande ou pequeno, informativo ou publicitário, fazer a revisão de todos os tipos de textos também é gostoso de ser feito, mas com o exercício da minha atual profissão o meu contato com pessoas em formadas e ainda em formação em áreas diversificadas de comunicação fez despertar um desejo de exercer aquele relacionamento que exige não só o que eu gosto de fazer, mas necessita de relacionamento e não imparcialidade que era o que até aquele momento eu fazia, era eu e as palavras.


  • Podemos notar o seu carinho pelos profissionais de Relações Públicas, você teve algum ícone para te dar essa imagem?
Renata: Sim, minha atual líder, Ana (42), é formada de em Relações Públicas pela Metodista e ela me mostra diariamente que todos somos clientes dela, cada funcionário ou estágio ela trata como cliente único, dando valor ao nosso trabalho e não apenas o preço que valemos no holerite. Quando falamos do público externo, ela diz, a mesma trata todos com importância e carinho, se aproximando de forma profissional e com respeito estreitando laços e fazendo com que posso floresce um relacionamento entre empresa e cliente sólido e transparente.
  • Para finalizarmos a nossa entrevista, de acordo com as diversas áreas de comunicação que você pode ter contato, qual será a sua próxima escolha?
Renata: Diante da execução dos trabalhos realizados, mesmo que sejam sem pleno sucesso, os profissionais de Relações Públicas com os quais eu tive contato me mostraram um universo próprio, que em dados momentos pode convergir com Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing, Relações Internacionais e até design visual, mas se faz único quando falamos de tratativa e relacionamento, alguns pontos quase saltam aos olhos e as primeiras deles são a dedicação e compreensão, provando que sem amor não conhecimento que basta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)