sábado, 4 de outubro de 2014

Jeito Luiza de Ser


Considerada uma das melhores empresas para trabalhar, a Magazine Luiza leva o
ambiente familiar e cordial aos seus públicos em mais de 50 anos de existência. Sua história teve início em 1957, quando Pelegrino José Donato e sua esposa, Luiza Trajano Donato compraram uma pequena loja de presentes em Franca, interior de São Paulo. Em 1974 a empresa inaugurou sua primeira grande loja de departamento. Com esse crescimento, o casal decidiu convidar familiares para integrar o negócio e a partir daí foram surgindo mais e mais filiais.

            Em 1991, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, sobrinha dos fundadores, assumiu o cargo de superintendente e em 1992 ela desenvolveu o conceito de "lojas virtuais", que possibilitou o contato da rede mesmo em regiões onde não havia lojas. Hoje em dia seu site é o único do varejo on-line que conta com uma vendedora virtual, a Tia Luiza, que facilita a compra através do atendimento on-line e conteúdos prontos, assim, criando um laço de segurança e familiaridade com o consumidor. Além das lojas virtuais, no decorrer dos anos a Magazine Luiza vem em processo de expansão, adquirindo as redes Arno, Base, Madol e Kilar, além de abertura de diversas lojas em quase todo o território nacional. 
            Em 2013 ocupou o 13º lugar na lista das "100 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina" pelo Instituto Great Place to Work e conquistou 2ª melhor reputação do varejo brasileiro, no Ranking de Reputação Empresarial 2013, divulgado na Revista Exame. Mas qual o segredo desse sucesso?
            Desde sua fundação, a Magazine Luiza prima pela maneira cordial e atenciosa com que trata o cliente. Para que isso aconteça, o Jeito Luiza de ser compõe uma série de programas que visam dar qualidade de vida, capacitação técnica e evolução pessoal para seus funcionários e assim transmitir à todos de forma homogênea a cultura da empresa e sua responsabilidade social. Um diferencial que destaca a organização de suas concorrentes é o fato de não haver comissões individuais para os vendedores. Cada loja precisa cumprir uma meta geral e é isso que aumenta o bônus dos funcionários no final do mês, evitando disputa interna e criando um sentimento de equipe. Pensando em valorizar o funcionário ocorre também a prática de reconhecimento e recompensa dos colaboradores  por meio de bolsas de estudo, ajuda às mães, auxílio à educação dos filhos com deficiência, participação nos lucros e campanhas que rendem viagens internacionais aos melhores vendedores. Outro destaque é o  comprometimento com a transparência, que através da comunicação interna, tem como regra comunicar os passos importantes da companhia com antecedência aos seus colaboradores através do portal, radio e tv corporativa. E para melhorar o relacionamento entre os líderes e os colaboradores em 1991 surgiu a Política de portas abertas, em que não é preciso agendar horários para falar com os diretores, todos estão disponíveis. Essa atitude  facilitou o acesso e comunicação entre diversas hierarquias da organização.
            Em mais de meio século de trabalho, a Magazine Luiza tem cumprindo rigorosamente seus conceitos de visão, missão e valores, dando ênfase à inovação, ética e comprometimento com o bem-estar comum. Isso faz com que seja uma empresa inspiradora. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)