Não se fala de outra coisa!
Nesta segunda-feira, dia 06/04/15, um caso polêmico entre a marca Arezzo e a marca Via Uno, se espalhou rapidamente na rede social Facebook. A postagem obteve mais de 38 mil curtidas e 56 mil compartilhamentos nos últimos dias.
Indignada a recifense Cynthia Cabral postou sobre o caso em seu perfil, mostrando três fotos de um produto da marca. Ela havia ganhado da sua mãe uma sandália que possuía a princípio a marca Arezzo e após usar o calçado apenas duas vezes, notou que a palmilha onde consta a marca da sandália começou a descolar. Para sua surpresa, embaixo desta havia outra palmilha, constando a logomarca da Via Uno.
Indignada a recifense Cynthia Cabral postou sobre o caso em seu perfil, mostrando três fotos de um produto da marca. Ela havia ganhado da sua mãe uma sandália que possuía a princípio a marca Arezzo e após usar o calçado apenas duas vezes, notou que a palmilha onde consta a marca da sandália começou a descolar. Para sua surpresa, embaixo desta havia outra palmilha, constando a logomarca da Via Uno.
"Fiquei extremamente indignada e me senti mais do que lesada por se tratar de marcas com valores bem diferentes", escreveu.
Indignada e se sentindo enganada, Cynthia Cabral exigiu seu dinheiro de volta.
A marca Arezzo comentou postagens de outras pessoas totalmente chocadas com a situação, dizendo: "Já estamos em contato com a cliente para esclarecermos o ocorrido. O produto é Arezzo; o que ocorreu foi que durante a produção desse modelo, um componente – que é, originalmente, um recorte de couro liso, usado como camada extra de proteção entre a pregação do salto e a palmilha - continha a carimbação de outra marca, o que acabou gerando a relação equivocada. A Arezzo reafirma seu compromisso com a qualidade de seus produtos, bem como o respeito às demais empresas e marcas do setor calçadista, e está trabalhando para solucionar a questão."
Podemos afirmar que, ao usar uma marca conhecida, os consumidores se sentem mais seguros, mais atraentes e mais confiantes do que se estivessem usando outra marca comercialmente inferior. A marca faz alterações no seu humor e autoestima, neste caso, para melhor. Ao ser visto em uma situação social com determinada marca, eles recebem também status e reconhecimento social. Ou seja, as pessoas veem nestes consumidores pessoas mais sucedidas, elegantes e prestigiosas. E, quanto mais essas sensações e simbolismos uma marca conseguir criar, maior o seu preço.
A pergunta que não quer calar... Qual foi o erro da Arezzo?
Tirando a falta de controle de qualidade, ou até mesmo a especificação de produto (que não poderia ser feito com retalhos marcados com outras marcas), o principal erro foi absolutamente simbólico, talvez porque a marca encontrada na palmilha era de uma marca considerada inferior à que a consumidora possuía.
Tirando a falta de controle de qualidade, ou até mesmo a especificação de produto (que não poderia ser feito com retalhos marcados com outras marcas), o principal erro foi absolutamente simbólico, talvez porque a marca encontrada na palmilha era de uma marca considerada inferior à que a consumidora possuía.
Para confirmar a afirmação, basta se perguntar se a marca vista embaixo do sapato não fosse a Via Uno, mas... Chanel? A consumidora teria ficado tão indignada? Será que iria recorrer ao dinheiro de volta? Ou teria se sentindo mais que lesada, como a própria publicou na rede social, ou teria se sentindo prestigiada e até feliz pela sandália que usa no dia a dia ser fabricada em umas das marcas mais cara e famosas do mundo da moda? Fica aí uma questão a ser analisada.
NOTA:
Não é a primeira vez que a marca se envolve em polêmica
Em 2011 a Arezzo se envolveu em uma polêmica em outra rede social, o Twitter. Na época uma nova coleção estava para ser lançada e se chamava Pelemania. Ativistas ambientais boicotaram o lançamento pichando e pintando com tinta vermelha diversas lojas da marca.
A polêmica se espalhou e passou do Twitter para o Facebook em questão de minutos. O resultado dessa polêmica foi o recolhimento de todas as peças da coleção e uma mancha na reputação da corporação.
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