terça-feira, 19 de maio de 2015

Entrevista com Beatriz Fiori

Foto: arquivo pessoal

A estudante do último ano de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero, Beatriz Fiori, conta-nos um pouco dos desafios, dificuldades e “delícias” de ser um profissional em meio ao mercado saturado que os Publicitários se encontram. Ela trabalha na agência RedBee, com o conteúdo das redes sociais dos clientes: Faculdade Anhanguera, Shopping Center 3 e Iogurtes Danúbio.

Por que escolheu Publicidade e Propaganda?
Sempre me identifiquei com a área de comunicação. Tive muitas dúvidas durante o colégio, mas achei que seria o curso que iria me adaptar melhor, sempre fugi das áreas de exatas e de cursos mais quadrados.

Que conselho você dá à nova geração de publicitários que te vê como um exemplo?
Aconselharia a eles pensarem muito antes de escolher uma área dentro de publicidade e ralar muito. O mundo da propaganda está muito saturado. Tem muita gente no mercado de trabalho. Se você não se destacar, passa a ser somente mais um que decidiu fazer o curso porque se achou “criativo”.

Quais os prós e contras para os profissionais da publicidade?
 
Trabalhos magníficos são feitos. Nos emocionamos, rimos, choramos com um anúncio. Tem propagandas que ficam na nossa cabeça. É uma área que pode ser muito explorada. Outro ponto positivo é o fato da publicidade ser um dos fatores mais influenciadores na hora da compra, seja na TV, na internet e, até mesmo no ponto da venda. Ela entra, sim, na cabeça do público alvo. E eu acho isso genial. O ponto negativo é que é uma área muito capitalista, ela pode enganar o consumidor, pode convencê-lo a comprar algo que ele não precisa, com um dinheiro que ele não tem.

Quais são as suas funções dentro da Redbee? 
Basicamente, produzo conteúdo, mas também faço SAC 2.0 e trabalhos mais operacionais, como subir e agendar posts. Também reviso os textos.

Qual a importância do relacionamento em redes sociais? 
As redes sociais já fazem parte do nosso dia-a-dia, não tem jeito. E é claro que o mercado publicitário teria que achar um jeito de se infiltrar nesse mundo. Hoje em dia, a marca precisa, deve ter presença digital e necessita ter uma postura leve e descontraída com
 os usuários.

O mercado publicitário é muito concorrido. Como você entrou na área?
Fuçando (muito!) em vagas por aí. Também comecei num emprego pouco relacionado à área, mas que me ajudou posteriormente a entrar numa agência.

Por quais agências você passou e quais jobs mais gostou de fazer?
Passei por agências de pequeno e médio porte, dentre elas: Freead (atendimento), Multisolution (Social Media) e Redbee (Analista de Conteúdo). Prefiro os jobs da última.

E para finalizar, o que há de mais interessante na profissão de Publicitário?
Dá para atuar em diversas áreas e também é possível ser cliente e agência. Campanhas incríveis podem ser criadas, e elas exigem o esforço de todos, em exceção, profissionais de publicidade.

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