Foto: arquivo pessoal
A estudante do último ano de
Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero, Beatriz Fiori, conta-nos
um pouco dos desafios, dificuldades e “delícias” de ser um profissional em meio
ao mercado saturado que os Publicitários se encontram. Ela trabalha na agência
RedBee, com o conteúdo das redes sociais dos clientes: Faculdade Anhanguera, Shopping
Center 3 e Iogurtes Danúbio.
Por que escolheu Publicidade e
Propaganda?
Sempre me identifiquei com a área de
comunicação. Tive muitas dúvidas durante o colégio, mas achei que seria o curso
que iria me adaptar melhor, sempre fugi das áreas de exatas e de cursos mais
quadrados.
Que conselho você dá à nova geração de
publicitários que te vê como um exemplo?
Aconselharia a eles pensarem muito
antes de escolher uma área dentro de publicidade e ralar muito. O mundo da
propaganda está muito saturado. Tem muita gente no mercado de trabalho. Se você
não se destacar, passa a ser somente mais um que decidiu fazer o curso porque
se achou “criativo”.
Quais os prós e contras para os
profissionais da publicidade?
Trabalhos magníficos são feitos. Nos
emocionamos, rimos, choramos com um anúncio. Tem propagandas que ficam na nossa
cabeça. É uma área que pode ser muito explorada. Outro ponto positivo é o fato
da publicidade ser um dos fatores mais influenciadores na hora da compra, seja
na TV, na internet e, até mesmo no ponto da venda. Ela entra, sim, na cabeça do
público alvo. E eu acho isso genial. O ponto negativo é que é uma área muito
capitalista, ela pode enganar o consumidor, pode convencê-lo a comprar algo que
ele não precisa, com um dinheiro que ele não tem.
Quais são as suas funções dentro da
Redbee?
Basicamente, produzo conteúdo, mas
também faço SAC 2.0 e trabalhos mais operacionais, como subir e agendar posts.
Também reviso os textos.
Qual a importância do relacionamento em
redes sociais?
As redes sociais já fazem parte do
nosso dia-a-dia, não tem jeito. E é claro que o mercado publicitário teria que
achar um jeito de se infiltrar nesse mundo. Hoje em dia, a marca precisa, deve
ter presença digital e necessita ter uma postura leve e descontraída com
os usuários.
os usuários.
O mercado publicitário é muito
concorrido. Como você entrou na área?
Fuçando (muito!) em vagas por aí.
Também comecei num emprego pouco relacionado à área, mas que me ajudou
posteriormente a entrar numa agência.
Por quais agências você passou e quais
jobs mais gostou de fazer?
Passei por agências de pequeno e médio
porte, dentre elas: Freead (atendimento), Multisolution (Social Media) e Redbee
(Analista de Conteúdo). Prefiro os jobs da última.
E para finalizar, o que há de mais
interessante na profissão de Publicitário?
Dá para atuar em diversas áreas e
também é possível ser cliente e agência. Campanhas incríveis podem ser criadas,
e elas exigem o esforço de todos, em exceção, profissionais de publicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)