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Foto: arquivo pessoal |
Estagiou
em uma Multinacional do Ramo Farmacêutico, a MSD, no 2º ano de faculdade. Iniciou
no marketing de relacionamento, formou-se e atuou na área de vendas dentro do
mesmo laboratório. Permaneceu até 2012, após esse período, trabalhou em mais
algumas empresas do mesmo segmento, atuando sempre com vendas. Em 2015, voltou
a atuar diretamente com marketing e atualmente trabalha na agência Sanders
Digital**, que trabalha com marketing digital focada em E-Commerce.
Como sentiu que possuía
vocação para a publicidade?
Ainda
no colégio, fiz a opção pelo colegial técnico em Publicidade e adorei, não
conclui o técnico na ocasião, mas tive a certeza de que era essa a profissão
que queria.
Quais são seus projetos
atuais?
Não
tenho um projeto imediato, porém em médio prazo pretendo fazer um mestrado para
poder lecionar e preparar futuros profissionais.
Qual o diferencial que
esse profissional precisa ter para se destacar no mercado?
Além
de muito empenho, o profissional tem que estar sempre buscando inovação e
conhecimento, o mercado muda constantemente e novas oportunidades para melhorar
os resultados surgem. Por isso a importância de estar sempre atualizado.
Quais as principais
dificuldades que encontrou ao ingressar na área?
Como
em toda profissão, a faculdade nos ensina a teoria de forma muito ampla e o
mercado exige um nível de conhecimento mais especifico e objetivo.
Quais são as suas maiores
influências na publicidade? A arte ajuda de alguma maneira?
Além
dos mestres e cases que admiro, costumo prestar atenção em tudo, na publicidade
tudo vira influência, um programa de TV, notícias, até mesmo situações
cotidianas, a arte não só ajuda como é primordial.
Em qual o momento você
acredita que as ideias surgem? Elas vêm de um esforço laboral ou do ócio? E
quando dá “aquele branco”, o que fazer?
As
ideias surgem de diversas maneiras, às vezes trabalhando em um Briefing,
pesquisando ou até mesmo quando estamos pensando em coisas adversas. Não existe
uma regra para a criação pautada em livros, o que devemos ter é empenho e
dedicação.
É difícil ser original em
um ambiente como a internet, no qual se tem a impressão de que tudo já foi
feito?
Não
acredito que seja mais difícil ser original na internet, o que acontece é que
para sermos originais precisamos conhecer muito bem o ambiente em que vamos
atuar. Se o profissional não se sentir à vontade na internet ou não conhecer
suas possibilidades, com certeza será mais difícil ser original nesse ambiente,
caso contrário a internet vai apenas agregar e dar ainda mais possibilidades
para o planejamento da campanha.
Como as novas tecnologias
influenciam a exigência de novas habilidades e competências?
Vivemos
em um momento em que novas tecnologias surgem o tempo todo, e cada vez mais
rápido e por isso a necessidade de se manter atualizado, acompanhar as
inovações e aprender como usá-las da melhor forma, e isso tem que ser rápido.
**
Se quiserem saber mais sobre a agência Sanders Digitais, onde o Raphael
trabalha, acessem o site http://www.sandersdigital.com.br/.
Vale a pena conferir!
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