sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Diário de um estagiário #65: Music Delivery

Olá! Meu nome é Paola, tenho 20 anos e estou cursando o 4º semestre de Propaganda e Marketing, na Universidade Paulista UNIP. Comecei a fazer estágio recentemente, há menos de 2 meses, no marketing comercial da agência de music branding, Music Delivery.

Quando terminei o ensino médio, eu já sabia há alguns anos que eu iria querer cursar Publicidade e Propaganda, porém, na hora de fazer o vestibular, bate aquela dúvida se realmente é o curso que queremos fazer. Terminando o ensino médio, passei 1 ano pensando se eu queria aquilo mesmo, e a resposta era sempre sim. Como eu sempre estudei perto de casa, eu queria estudar em uma faculdade que fosse próxima também e descobri que na faculdade que eu havia escolhido só tinha o curso de propaganda e marketing, que é uma junção do curso de Publicidade e Propaganda com o curso de marketing, mas na prática não tem muita diferença de PP, então, escolhi cursar Propaganda e Marketing. Fiz uma ótima escolha, pois amo este curso, me dedico aos estudos com prazer e essa é uma área muito ampla, com diversos caminhos profissionais para seguir, possibilitando trabalhar em agências de publicidade e propaganda, no marketing das empresas, em produtoras de vídeo, emissoras de TV e rádio, na área de comunicação e etc.
Decidi me dedicar totalmente aos estudos no primeiro ano da faculdade, para pegar uma boa base e a partir do terceiro semestre começar a procurar estágio, que também seria o meu primeiro emprego. No final do terceiro semestre, comecei a procurar vagas e vi uma que me interessou muito. Já na entrevista gostei bastante do ambiente, das informações que me passaram sobre o trabalho e fiquei na torcida para ser escolhida. Fui escolhida e é lá que estou hoje.

Para quem não sabe, uma agência de music branding cria playlists com a identidade musical da marca, para ser usada de música ambiente no estabelecimento comercial. Porém na Music Delivery, além de fornecer música ambiente com a identidade da marca, os clientes tem a vantagem de ter a isenção dos pagamentos das taxas ao ECAD, que é a instituição responsável por centralizar a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical no Brasil.

Minhas atividades como estagiária do marketing comercial é prospectar clientes, enviar os pedidos de isenção e renovação dos estabelecimentos comerciais ao ECAD, organizar os controles comerciais, como por exemplo, registrar as datas de testes do serviço em estabelecimentos comerciais e conferir a data de vigência dos contratos de isenção, cadastrar novas músicas no acervo do site da empresa, testar alguns CDs antes de serem enviados aos clientes, organizar as planilhas relacionadas aos fonogramas, enviar correspondências para os clientes e entrar em contato com eles quando preciso, como por exemplo agora, que já começamos a elaborar as playlists natalinas, então preciso entrar em contato para saber como os clientes desejam que a playlist seja, a data de inserção e retirada e etc.

Estagiar tem sido uma ótima experiência. Estou adorando o trabalho, o ambiente, as pessoas... eles tiverem a maior paciência e foram super dedicados em me ensinar tudo e ainda são, pois ainda estou aprendendo novas coisas, sempre atenciosos e ainda quando tenho qualquer dúvida sempre me ajudam no que preciso, o que é muito legal e faz toda a diferença.

Uma dica que eu dou é, comece a procurar estágio quando você achar que é a hora certa, que você já pegou uma boa base na faculdade e assim irá conseguir conciliar bem o estágio e os estudos, e tudo fluirá bem :D .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)