Mariana L.S, 27 anos, formou-se em Relações Públicas na Universidade Cásper Líbero e trabalha na S2Publicom
Qual foi o motivo de você escolher a área de comunicação e porque Relações Públicas?
Quando estava na busca de profissões para prestar vestibular vi a carreira de Relações Públicas e gostei do curso pela possibilidade de vertentes em que eu poderia trabalhar. Junto a isso, vi que eu não ficaria restrita a trabalhar com um público específico; poderia interagir com diferentes áreas de uma empresa e achei isso um grande diferencial.
Quais conselhos você daria para quem deseja começar o curso de relações públicas?
Assim como falei anteriormente, o curso de Relações Públicas possibilita exercer a função em diferentes áreas e as mais diversas atribuições. Por conta disso, indicaria aos que estão começando o curso de RP estagiar em diversos setores e vivenciar diferentes atribuições. Além de conferir experiência, é uma ótima forma de descobrir quais áreas temos mais afinidades e aquelas que não queremos trabalhar.
Você pode falar um pouco sobre a rotina de um RP?
Atualmente trabalho com assessoria de imprensa e comunicação corporativa. Diariamente fazemos monitoramento e análises de notícias relacionadas ao universo de atuação do meu cliente; elaboramos releases sobre as ações da empresa e seus produtos; estabelecemos relacionamento com jornalistas das editorias de interesse para geração de conteúdo e divulgação das atividades do cliente e eventualmente gerenciamos crises relacionadas a matérias e reportagens publicadas na imprensa com temas sensíveis que envolvem o cliente.
Você já atuou em outras áreas da Comunicação ou sempre focou na área de Relações Públicas?
Antes de ingressar na área de assessoria de imprensa estagiei na área de marketing de uma empresa onde trabalhávamos com comunicação de maneira geral: de comunicação interna e produção de newsletters para colaboradores; elaboração de materiais para consultores externos; acompanhamento e execução de eventos; manutenção de website; gerenciamento de fornecedores da área...
Você teve muita dificuldade de encontrar estágio no começo da sua carreira?
Passei por três estágios durante a faculdade, sendo cada um deles conquistado de uma maneira distinta. O meu primeiro estágio foi conquistado por meio de indicação; o segundo por meio de uma espécie de concurso público para estagiar em órgãos públicos do estado de São Paulo e o terceiro por meio de processo seletivo. Durante a minha época de faculdade existiam diversas oportunidades de estágio, talvez isso tenha facilitado.
Você pode dar alguma dica para as pessoas que pretendem seguir essa carreira, mas não sabem muito bem o que esperar?
Passar por diversas áreas de RP durante a faculdade e ver o que agrada e o que não agrada. Como temos funções diversas na área, ter vivências diversificadas ajuda a definir o rumo que se deseja seguir e que mais agrada.
O que você destaca no seu trabalho/profissão que mais te encanta?
Dinamismo. Cada dia é uma novidade! Nossa rotina de RP nunca é monótona e previsível, e isso é o que mais me encanta!
Você já trabalhou em outros lugares? Consegue citar as principais diferenças das suas atividades em cada lugar?
Nos três diferentes estágios que passei, cada um deles tinha atribuições completamente diferentes uns dos outros. No primeiro era numa área de Cerimonial e Protocolo, o segundo numa área administrativa e eventos e o terceiro era aquela coisa “pau pra toda obra”. Se fica difícil falar das principais diferenças de atividades em cada um deles, porque os três eram completamente distintos um dos outro, posso afirmar que em cada oportunidade pude desenvolver diferentes habilidades que até hoje me são úteis no meu dia a dia. Por isso, a vivência em diferentes estágios foi muito importante pra minha formação profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)