Crescimento 9% maior em relação a 2015, quando o número era
de 152 milhões. Os dados são da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de
Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas
de São Paulo (FGV-SP), divulgada em 13 de abril.
A expectativa é de que, nos próximos dois anos, o país alcance a
marca de 236 milhões de aparelhos desse tipo, um crescimento de 40% em relação
ao momento atual. Para Fernando Meirelles, professor da FGV-SP responsável
pelo estudo, os usuários jovens tem sido os principais motivadores desse
mercado. “Se o usuário tiver R$ 2 mil e puder comprar hoje um computador ou um
smartphone, a chance de optar pelo celular é maior se ele for jovem”, afirma.
“O smartphone virou a principal forma de acesso à internet para o usuário
doméstico.
No entanto, segundo dados da consultoria
IDC, houve queda de 13,4% no número de smartphones vendidos no Brasil em 2015.
Ao todo, foram pouco mais de 47 milhões de aparelhos, contra 54,5 milhões de
unidades em 2014.
Também de acordo com a pesquisa, o
Brasil tem 160 milhões de computadores (entre notebooks, tablets e desktops) em
funcionamento, em um crescimento de 7% em relação ao levantamento de 2015. Pela
primeira vez na história da realização da pesquisa, houve queda no número de
unidades de computadores comercializados, por dois anos seguidos.
Para Meirelles, a queda se deve também
a uma mudança de comportamento no usuário doméstico, que tem optado por
smartphones, da mesma forma como fez com tablets há alguns anos.
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