segunda-feira, 23 de maio de 2016

Greves contra lei trabalhista causam escassez de combustível na França


Estudantes e trabalhadores protestam na França, alguns deles de forma violenta, contra o relaxamento da jornada de trabalho de 35 horas semanais e mudanças em outras regras trabalhistas. As dificuldades de fornecimento de combustível continuam na França, onde várias refinarias e depósitos de gasolina estavam bloqueados pelas greves.
"Cinco das oito refinarias francesas estão em greve, paralisadas ou em processo de paralisação", indicou à AFP Emmanuel Lépine, dirigente do braço petróleo do sindicato CGT.
Dos 189 depósitos de combustível bloqueados pelos trabalhadores do setor há vários dias, muitos foram desbloqueados pela força pública, confirmou à AFP Eric Sellini, coordenador CGT do grupo Total, que não indicou o número preciso de depósitos bloqueados no país.
Classificando os bloqueios de "ilegítimos", o ministro das Finanças, Michel Sapin, ressaltou na segunda-feira a vontade do governo de utilizar "todos os instrumentos" de que dispõe pra pôr fim aos mesmos.
O bloqueio das estruturas petrolíferas criou problemas de abastecimento nos postos de combustível, principalmente no noroeste do país. O fenômeno foi agravado pelos motoristas que, temendo a falta de combustível, se dirigiram aos postos para encher seus tanques, levando as autoridades a implementarem medidas de racionamento.
Um total de 1.500 postos de combustível, dos 12.000 existentes na França, sofriam com falta total ou parcial de combustível, segundo o secretário de Estado de Transportes, Alain Vidalies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)