sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Adotar um animal é um ato de amor


Qualquer tipo de laço afetivo é construído por sentimento, é a afinidade, a vontade de estar perto, de cuidar que faz crescer uma amizade ou um relacionamento. Já que não compramos amigos, namorados e afins, por que ainda se tem o hábito de comprar um animal?
Infelizmente, há uma cruel tradição humana de entender que animais são coisas, são produtos, são fonte de renda e de lucro. Existe uma verdadeira indústria de filhotes, que lucra mediante o sofrimento dos animais.
As fêmeas são chamadas de 'matrizes' numa clara evidência de que se trata de um 'negócio'. Essas fêmeas têm filhotes após todos os cios. Quando as fêmeas envelhecem e não servem mais como reprodutoras, muitas vezes são abandonadas ou sacrificadas. Acontece o mesmo com os machos velhos que são usados em exposições. Além disso, como frequentemente é feito cruzamento entre parentes, nascem animais com problemas físicos, que também são abandonados, por não possuírem valor comercial.
Por isso, é importante ressaltar a campanha do “Não compre, adote”. Existem diversas ONG’s de adoção e você ajudando esse movimento acaba não só salvando o animal adotado como diversos outros que estão na indústria de filhotes.

Um grande exemplo disso é a Cão Sem Dono, que é uma organização sem fins lucrativos,  que nasceu de um grande sonho do seu atual presidente: tirar o maior número possível de animais das ruas, dar o tratamento adequado e integrá-los a famílias que lhes dêem amor, carinho e uma vida digna. Mas, chegar até aqui, não foi fácil. Há onze anos atrás, em 2005, o que era sonho começou a se tornar realidade. Atualmente a ONG mantém 2 abrigos, também conhecidos como “Lar Transitório”, com mais de 370 animais que são constantemente tratados por veterinários, alimentados com ração de boa qualidade, bebem água potável, dormem em abrigos especialmente construídos e são tratados com muito amor e carinho por todos os funcionários e voluntários que estão sempre visitando as instalações onde ficam os cães. Faça um ato de amor, adote!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)