quarta-feira, 5 de junho de 2013

Um milhão de visualizações! Será?

Gusttavo Lima (esq.) e Luan Santana em jogo do Corinthians, no Pacaembu

A matéria do jornal "O Dia" - de 02 de junho de 2013 - na página do Colunista Leo Dias, revelou que os cantores Luan Santana e Gusttavo Lima estariam aumentando as visualizações dos seus últimos Clips no canal You Tube. O último clipe de Luan Santana, "Te Esperando", foi lançado no dia 22 de março e já tem mais de 12 milhões de visualizações, ele revelou ainda que existe uma ferramenta que promove o aumento das visualizações por meios de acessos fraudulentos.

            Segundo o jornal, os cantores pagavam R$ 7.500 a um homem - identificado na reportagem como sendo um carioca chamado Magalhães - caso um de seus vídeos ultrapasse a marca de um milhão de visualizações no site. Por meio de suas assessorias de imprensa, os cantores desmentiram nesta segunda-feira (3) ao jornal “Folha de São Paulo” as informações sobre a fraude.

            Apesar do Canal You Tube usar diversas tecnologias desenvolvidas especialmente para prevenir o aumento artificial de visualizações de vídeos por spambots, malware e qualquer outro meio, os profissionais de Relações-Públicas devem ficar atentos a essa possível ação criminosa no mercado em que atua, pois as  organizações estão mais vulneráveis.  Uma possível fraude de imagem, com essa quantidade de visualizações em tempo recorde, veiculando a imagem da empresa de forma negativa, poderá acarretar prejuízos financeiros sem proporções.



É um novo capítulo que se inicia no cenário de gerenciamento das imagens, são situações como essas, sendo verídicas ou não, que vemos o quanto cada vez mais as organizações precisam de profissionais mais qualificados e atentos a esse cenário de vulnerabilidade empresarial. 

7 comentários:

  1. Esse processo também pode ser encontrado no Facebook...
    Não vejo como uma forma de "promover" a marca e sim de tentar criar uma identidade de valor encima de números inflados.
    Essa identidade é promovida pela interação entre marca e consumidor, não é mensurada em números de views.

    Dinheiro jogado fora em troca de views onde pessoas são robos.

    ResponderExcluir
  2. Bom, acho picaretagem. Se não me engano, o Youtube paga por vídeos com muitos acessos (e também fatura com as propagandas que são passadas antes destes), aquele artista sul-coreano, Psy, enriqueceu (ainda mais) com o dinheiro que ganhou do Youtube com seu vídeo (recorde de visualizações, se não me engano). É um ato criminoso tentar fraudar essas visualizações, mas o proprio Youtube se coloca nessa posição, mas não creio que seja passável de pena, no máximo deletar todos os vídeos da dupla do site, coisa do tipo.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito provável pelo numero de visualizações divulgado.. e além disso, existem relatos de outros casos parecidos.. como os das cantoras Rihanna, Nicki Minaj e até do Justin Bieber, e vários outros.. e nesses casos, os próprios empresários e gravadoras fraudavam as visualizações.

    ResponderExcluir
  4. pra mim isso é verdade , eles são podres de dinheiro com certeza pagam para alguém divulgar e para conseguirem mais acessos !

    ResponderExcluir
  5. Bom...Acho Plausivel uma "Pena" sim,afinal como todo Crime deve se cumprir uma Pena conforme a Lei.No entanto acho que deve averiguar os Fatos, e assim corrigilos da maneira mais propicia e cabivel. Mas, creio que estes acontecimentos vem a carater para nos refletirmos mas quanto as nossas atitudes, estas que vao desde um mero comentario, uma curtida ou coisa deste tipo, a um site, uma pagina de redesocial, etc..., nos pondo coniventes com estas atitudes inrresponsaveis. Lembrando que neste Mundo Da Tecnologia, assim como qualquer coisa em nossa vida tem suas Vantagens e Desvantagens, a qual nos deixa vulneraveis a estas situacoes de descredibilidade para conosco.

    ResponderExcluir
  6. Viva o Brasil Onde o ano inteiro É primeiro de abril, que falta de respeito com a gente que vai nos shows deles, nunca mais eu vou.

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente não vejo mal algum .As pessoas por si só se enganam e se deixam influenciar pela mídia e seus meios de comunicação..
    Apesar de não achar conveniente eles cantores que é vangloriado por inúmeras pessoas apelarem tanto..
    Mi mantenho neutro a tal assunto,acho que a contextos sociais bem mas preocupantes que cantores sertanejos e seus seguidores...
    Fica a dica...

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)