Ricardo Campos/Reflexione
Esse
tema tem origem na transição entre o modelo de manufatura e a Revolução
Industrial, que trouxe para o novo ambiente das empresas o público interno. A Comunicação Interna tem um amplo campo de estudos e deve ser incorporada e
apoiada pela alta administração das organizações.
É a
comunicação que se dirige principalmente aos colaboradores, devendo ser
tratados como público n° 1 das organizações e mantendo sempre o respeito em
seus direitos como cidadãos.
Em
um mundo sem fronteiras, os funcionários devem estar sempre bem informados
sobre todos os acontecimentos e negócios da empresa. A informação é a essência
da comunicação interna e a promoção do diálogo de forma transparente,
verdadeira e no momento certo é o que desencadeia um relacionamento de confiança.
O
fortalecimento na relação entre os colaboradores e a empresa é essencial,
porque existem confrontos constantes entre o que é oficial, formal e
compartilhado pelas organizações, com o que é extraoficial, informal e
compartilhado dentro e fora destas. Reconhecer o tipo de relacionamento que
será mais eficaz para cada tipo de público interno, é fundamental, sendo
necessária uma compreensão prévia dos interesses do grupo e indivíduos como
cidadãos.
O
respeito às diferenças existentes e o cultivo das semelhanças entre os membros
componentes da organização é indispensável. Levando isso em conta e para
realizar essa comunicação de forma eficiente, cabe aos profissionais de Relações-Públicas utilizarem as ferramentas de comunicação mais adequadas ao
seu tipo de público interno. Alguns exemplos de ferramentas são: Jornal Mural,
Veículos Impressos, Eventos, Painel Eletrônico, Mídia Eletrônica, Rádio, TV entre outros.
Além
disso, para promover um maior engajamento e sensação de pertencimento à
empresa, é preciso que os funcionários conheçam a história da organização, sua
missão, visão e valores.
E a comunicação externa?
ResponderExcluirOlá Cláudia!
ExcluirPodemos fazer uma matéria sobre a comunicação externa também.
Obrigada pela dica!
Fica de olho no blog que sempre temos novidade, ok?