sábado, 13 de julho de 2013

A semiótica da sua marca

Primeiramente, você sabe o que é semiótica?
Semiótica é o estudo crítico de uma lógica existente, as significações do homem, baseadas principalmente por elementos que se distribuem e que formam uma ideia chave.

Muitos se perguntam como uma marca pode ser identificada apenas por uma imagem, por exemplo:

 

São tantas informações, mas também tantas respostas espontâneas!

Ou melhor, quase espontâneas...

Todo processo de criação de uma logo, passa por análises críticas (semiológicas) que introduzem uma identidade à arte elaborada. Uma curva a mais pode fazer toda a diferença.
Você não acredita? Então vamos lá, imagina se na logo da organização multibilionária Apple a famosa maça, não houvesse mordida, ela passaria um ar de superioridade, além de algo formal e geometricamente perfeito, podendo gerar desconforto ao ser vista;  enquanto essa mordida indica a inteligência do homem na produção tecnológica, seu poder de moldar o mundo.
Uau, quando partimos dessa premissa, vemos o quanto um simples detalhe faz toda a diferença, desde uma cor (como as do McDonald’s que nos induzem a fome), até a forma de um produto (tal como a caixa do McLanche Feliz, que lembra um lancheira, na qual a criança se identifica e cria um elo com o produto).  A análise semiológica é algo tão complexo que estudos são feitos diariamente para analisar comportamentos, novas tecnologias e necessidades, sempre focando-se em aprimorar técnicas de comunicação visual.

Estes são extremamente abrangentes, e têm funções fundamentais para a construção, manutenção, e solidificação de uma marca e sua identidade.



"As pessoas compram mais que produtos, compram ideologias e identidades!"




A semiótica é uma área da comunicação totalmente dependente de uma demanda social, que varia conforme as necessidades e as mudanças que ocorrem em todo âmbito aglomerado de pessoas.
Pois bem, agora que já sabe o quanto importante é cada análise comunicativa e semiológica para uma organização e seus produtos, chegou a hora de testar sua criatividade, que tal você reformular uma marca conhecida? Você poderá melhorar muitas que estão por aí...


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