Primeiramente, você sabe o
que é semiótica?
Semiótica é o estudo crítico
de uma lógica existente, as significações do homem, baseadas principalmente por elementos que se distribuem
e que formam uma ideia chave.
Muitos se perguntam como uma marca pode ser identificada apenas por uma
imagem, por exemplo:
São tantas informações, mas também tantas respostas espontâneas!
Ou melhor, quase espontâneas...
Todo processo de criação de uma logo, passa por análises críticas
(semiológicas) que introduzem uma identidade à arte elaborada. Uma curva a mais
pode fazer toda a diferença.
Você não acredita? Então vamos lá, imagina se na logo da organização
multibilionária Apple a famosa maça, não houvesse mordida, ela passaria um ar
de superioridade, além de algo formal e geometricamente perfeito, podendo gerar
desconforto ao ser vista; enquanto essa mordida indica a
inteligência do homem na produção tecnológica, seu poder de moldar o mundo.
Uau, quando partimos dessa premissa, vemos o quanto um simples detalhe
faz toda a diferença, desde uma cor (como as do McDonald’s que nos induzem a
fome), até a forma de um produto (tal como a caixa do McLanche Feliz, que
lembra um lancheira, na qual a criança se identifica e cria um elo com o
produto). A análise semiológica é algo tão complexo que estudos são
feitos diariamente para analisar comportamentos, novas tecnologias e
necessidades, sempre focando-se em aprimorar técnicas de comunicação visual.
A semiótica é uma área da comunicação totalmente dependente de uma
demanda social, que varia conforme as necessidades e as mudanças que ocorrem em
todo âmbito aglomerado de pessoas.
Pois bem, agora que já sabe o quanto importante é cada análise
comunicativa e semiológica para uma organização e seus produtos, chegou a hora
de testar sua criatividade, que tal você reformular uma marca conhecida? Você
poderá melhorar muitas que estão por aí...
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