Beatris
Paschoalini
Membro
da AICI-Association of Image Consultants International, a maior Associação de
Consultores de Imagem do Mundo, Beatris Paschoalini
já foi aluna da Belas Artes durante um tempo. É formada em Rádio e TV e
especializou-se em Fashion Image Consultant pelo Istituto Marangoni em Paris e
em Consultoria de Imagem pelo Instituto Krizek por Emília Campos. Formou-se,
também, em Análise de Cores e Dresscode com Claudia Castellan, em Figurino para
TV pela Escola São Paulo e em Consultoria de Auto-Maquiagem e Personal
Organizer por Ana Vaz.
Hoje, além de apresentadora do programa “Minuto Moda”, da TV
SOL, ela atua como Diretora de Produção em sua própria empresa, a 2P Comunicação.
Tendo em vista a comunicação interna,
não é só com as ferramentas tradicionais que ela trabalha, também ministra
palestras dentro das empresas, sobre organização, utilização de uniformes e
ainda dá dicas de como a mulher deve se comportar no mundo corporativo, já que
estão assumindo novos cargos e responsabilidades.
Aproveitamos essa experiência tão diferente, mas que se
complementa muito bem e fomos perguntar, afinal, ninguém quer perder a
oportunidade de ficar sempre bem informado.
RPantone: Como você vê a importância da comunicação interna na
valorização do profissional?
Bia: Como diz o ditado “Quem não se comunica se trumbica”. Em uma
empresa, a comunicação entre empresa e colaborador é de extrema importância. Sem
uma comunicação eficaz o profissional não sabe se está realizando um bom
trabalho, não sabe no que está falhando e não sabe o que a empresa espera dele
e tudo isso pode gerar uma troca muito grande de colaboradores, prejudicando o
crescimento da empresa e também uma insatisfação dos colaboradores. Porque,
todos gostam de ser valorizados, de ter seu trabalho reconhecido e se não há
comunicação, como saber que você é importante para a empresa? A comunicação interna é essencial para que o
colaborador saiba da história da empresa, da evolução dela e do seu próprio
desenvolvimento, o que traz o sentimento de orgulho por fazer parte dela.
RPantone: Você percebe que, no Brasil, algumas organizações ainda tem
dificuldade em compreender a importância do colaborador e com isso investem
pouco, ou até mesmo nada, em comunicação interna?
Bia: Com certeza! Hoje muitas empresas acham que os colaboradores
tem obrigação de saber o que fazer e também obrigação de buscar a informação, o
que não é verdade. As empresas tem o dever de informar e instruir o seu
funcionário, do contrário ele não renderá como o esperado e o próprio
colaborador ficará infeliz e, até, se sentirá perdido. Uma empresa que não dá
importância a comunicação interna cresce desestruturada, chegando a um ponto
que se a comunicação não for estabelecida ela vai estacionar.
RPantone: Sendo uma parte bastante significativa da comunicação interna,
qual a importância do treinamento corporativo?
Bia: Com o treinamento o colaborador conhece melhor a empresa que
trabalha, sabe o que a empresa espera dele e o mais importante, saber como
trabalhar, como executar o seu trabalho de maneira correta. O treinamento é uma
maneira de trazer o colaborador para perto da empresa, de motivar e fazer com
que seu funcionário queira crescer.
RPantone: Na semana passada, vimos a lista dos 25 Stylists mais poderosos do mundo, na Revista The Hollywood Reporte, o que prova a importância da consultoria de
imagem. O poder que a imagem exerce na formação de um ícone ou personagem da
mídia, pode ser o mesmo quando falamos de um profissional de comunicação?
Bia: Com certeza. O mundo é feito da imagem, somos julgados por ela
o tempo todo e no trabalho não é diferente. Nossa imagem diz muito sobre nós e
o perigoso é ela transmitir o que não somos. Por isso nossa imagem requer
cuidados, principalmente no mundo corporativo, onde nossa imagem pode ser uma
grande aliada à competência fazendo com que tenhamos um grande sucesso. Mesmo
que você seja um ótimo profissional se a sua imagem for de uma pessoa
desleixada e descuidada você pode perder uma grande chance, afinal que chefe
vai querer em uma grande reunião um profissional que transmita isso?
RPantone: Com a sua vivência como Personal Organizer fica fácil entender
como você concilia tantas atividades. Agora, que dica você dá pro pessoal que tem
muitas atividades e acaba ficando completamente desorganizado? Como eles podem
se organizar melhor?
Bia: Não vou dizer que é fácil, para saber conciliar diferentes
atividades é necessário uma grande organização, saber separar um trabalho do
outro. Delegar tempo para cada tarefa é essencial e dividir mesmo o seu tempo,
porque se você está fazendo algo relacionado ao seu primeiro trabalho e recebe
uma ligação do segundo tudo começa a ficar confuso, portanto organizar sua
agenda e se concentrar em uma atividade por vez é o mais importante. Você pode
dividir o seu dia, por exemplo, de manhã vou me concentrar no primeiro trabalho
e a tarde no segundo, ou dividir por dias, segunda e terça é dia do primeiro
trabalho e no resto da semana do segundo. Para não se perder e misturar tudo é
preciso foco.
RPantone: Para muitos estudantes este é o momento de começar, o que você
aconselha e desaconselha para uma entrevista de estágio? Qual é o erro mais
frequente?
Bia: Pensando em imagem o ideal é que o candidato se preocupe em
estar com boa aparência, cabelos cuidados, roupas adequadas e sapatos também,
tudo que é muito extravagante e exagerado gera um desconforto. No dia da
entrevista procure se conter em relação à exageros. Lembrando que a sua imagem
deve transmitir quem você é então procure peças de roupa mais clássicas, mas
que tragam nelas a sua identidade mostrando o que você é capaz. Para mulheres
não é adequado roupas muito justas e curtas, decotes, lingerie aparecendo, acessórios
grandes e salto agulha. Rasteirinha e roupas muito largas, também devem ser
evitadas, é sinal de desleixo! Os homens devem evitar camisetas, camisas polo
com grandes estampas, calça jeans clara, tênis de esporte, barba mal feita e
cabelo despenteado.
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