Carolina Terra é formada em RP pela Unesp de Bauru,
pós-graduada pela ECA-USP em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e
RP, mestre e doutora em Ciências da Comunicação.
Dá aulas em diversas universidades como a Belas Artes, FAAP,
FECAP e ECA. Além disso, também atua como consultora, colunista de blogs e já
escreveu livros relacionados a Relações Públicas.
Onde você iniciou sua carreira? Por quais empresas passou?
Iniciei minha carreira como
estagiária ainda em Bauru, onde cursava RP, na UNESP, na FIAT. Depois, fui
cuidar da comunicação interna de três hospitais, a Associação Hospitalar de
Bauru. Também fiz dois estagiários voluntários: na Diretoria Regional de
Assistência e Desenvolvimento Social e na Rádio Unesp.
Quando acabei a faculdade, vim para São Paulo, onde
ingressei como trainee de Comunicação Corporativa da Vivo. Fiquei lá por quatro
anos e meio. Depois, assumi a coordenação de comunicação do Mercado Livre. Saí
para abrir a minha própria consultoria de mídias sociais e fui convidada para
montar a área de mídias sociais da Agência Ideal, onde fiquei por três anos.
Aí, apostei na minha consultoria de mídias sociais novamente. Estou há um ano
como gerente de mídias digitais do Grupo Nestlé e com função de cuidar das
presenças digitais das marcas.
Em paralelo à minha carreira profissional, dei aulas na
UNISA, Fecap, Cásper Líbero, ESPM, FAAP, Belas Artes, FIA, USP, em pós e
graduações ligadas à RP e mídias sociais.
Como você conheceu a profissão de RP e por que decidiu escrever sobre ela?
Eu tinha dúvidas entre
Jornalismo e RP durante o ensino médio. Aí, em uma viagem à Porto Seguro,
conheci o RP de um hotel/resort na cidade e me apaixonei pelas atividades que
ele praticava. Decidi prestar o vestibular para RP e me encantei com a
profissão. Aí, começar a escrever sobre isso foi questão de tempo e de
maturidade.
O que você mais gosta da sua profissão?
Gosto da diversidade de
atividades e possibilidades que ela permite e propicia. O profissional de RP é
um generalista da comunicação. Pode atuar tanto como especialista em uma
determinada área, quanto pode gerenciar a comunicação como um todo. E ainda tem
espaço dentro de empresas, agências, organizações públicas, não governamentais,
pode gerenciar carreiras de artistas, músicos, atletas, celebridades etc.
Para você, qual o futuro do profissional de
relações públicas?
Uma atividade cada vez mais
fundamental dentro das organizações que necessitam demonstrar transparência e
diálogo com seus públicos de interesse. Tem que ser uma atividade sintonizada
com tendências e com tudo o que acontece no mundo.
Quantos livros e quais livros você já
publicou?
Já publiquei dois livros
meus: Blogs Corporativos e Mídias Sociais e Agora?. E também tenho diversos
capítulos publicados em livros de outros organizadores. Você consegue ver minha
produção bibliográfica nesse link:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4592851J0#ProducoesCientificas.
Qual é sua linha de atuação dentro da área de
relações públicas?
Sou bastante focada em
comunicação digital, mas cuido da comunicação de uma forma geral, só que
direcionada ao ambiente das mídias sociais, área em que estudo e me foco mais.
Existe algum projeto, você está escrevendo
algum livro novo? Se sim, qual seria o tema abordado?
Tenho diversos projetos em
andamento, mas livro, ainda não. Escrevo mensalmente para o blog Relações:
www.blogrelacoes.com.br. Quem quiser me acompanhar por lá, vou ficar muito
feliz.
Que dica você daria para quem iniciou nessa
área?
Estude muito sempre, invista
em línguas, antene-se com as tendências que rolam no mundo da comunicação e no
mundo de forma geral e relacione-se. A nossa área é feita de networking e
contatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)