quinta-feira, 3 de abril de 2014

Entrevista com Carolina Terra


Carolina Terra


Carolina Terra é formada em RP pela Unesp de Bauru, pós-graduada pela ECA-USP em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e RP, mestre e doutora em Ciências da Comunicação.

Dá aulas em diversas universidades como a Belas Artes, FAAP, FECAP e ECA. Além disso, também atua como consultora, colunista de blogs e já escreveu livros relacionados a Relações Públicas.

Onde você iniciou sua carreira? Por quais empresas passou?

Iniciei minha carreira como estagiária ainda em Bauru, onde cursava RP, na UNESP, na FIAT. Depois, fui cuidar da comunicação interna de três hospitais, a Associação Hospitalar de Bauru. Também fiz dois estagiários voluntários: na Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social e na Rádio Unesp.
Quando acabei a faculdade, vim para São Paulo, onde ingressei como trainee de Comunicação Corporativa da Vivo. Fiquei lá por quatro anos e meio. Depois, assumi a coordenação de comunicação do Mercado Livre. Saí para abrir a minha própria consultoria de mídias sociais e fui convidada para montar a área de mídias sociais da Agência Ideal, onde fiquei por três anos. Aí, apostei na minha consultoria de mídias sociais novamente. Estou há um ano como gerente de mídias digitais do Grupo Nestlé e com função de cuidar das presenças digitais das marcas.

Em paralelo à minha carreira profissional, dei aulas na UNISA, Fecap, Cásper Líbero, ESPM, FAAP, Belas Artes, FIA, USP, em pós e graduações ligadas à RP e mídias sociais.


Como você conheceu a profissão de RP e por que decidiu escrever sobre ela?

Eu tinha dúvidas entre Jornalismo e RP durante o ensino médio. Aí, em uma viagem à Porto Seguro, conheci o RP de um hotel/resort na cidade e me apaixonei pelas atividades que ele praticava. Decidi prestar o vestibular para RP e me encantei com a profissão. Aí, começar a escrever sobre isso foi questão de tempo e de maturidade.

O que você mais gosta da sua profissão?

Gosto da diversidade de atividades e possibilidades que ela permite e propicia. O profissional de RP é um generalista da comunicação. Pode atuar tanto como especialista em uma determinada área, quanto pode gerenciar a comunicação como um todo. E ainda tem espaço dentro de empresas, agências, organizações públicas, não governamentais, pode gerenciar carreiras de artistas, músicos, atletas, celebridades etc.

Para você, qual o futuro do profissional de relações públicas?

Uma atividade cada vez mais fundamental dentro das organizações que necessitam demonstrar transparência e diálogo com seus públicos de interesse. Tem que ser uma atividade sintonizada com tendências e com tudo o que acontece no mundo.

Quantos livros e quais livros você já publicou?

Já publiquei dois livros meus: Blogs Corporativos e Mídias Sociais e Agora?. E também tenho diversos capítulos publicados em livros de outros organizadores. Você consegue ver minha produção bibliográfica nesse link: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4592851J0#ProducoesCientificas.

Qual é sua linha de atuação dentro da área de relações públicas?

Sou bastante focada em comunicação digital, mas cuido da comunicação de uma forma geral, só que direcionada ao ambiente das mídias sociais, área em que estudo e me foco mais.

Existe algum projeto, você está escrevendo algum livro novo? Se sim, qual seria o tema abordado?

Tenho diversos projetos em andamento, mas livro, ainda não. Escrevo mensalmente para o blog Relações: www.blogrelacoes.com.br. Quem quiser me acompanhar por lá, vou ficar muito feliz.

 Que dica você daria para quem iniciou nessa área?

Estude muito sempre, invista em línguas, antene-se com as tendências que rolam no mundo da comunicação e no mundo de forma geral e relacione-se. A nossa área é feita de networking e contatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)