sábado, 26 de abril de 2014

Ruídos na Comunicação?


Fonte https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_4I8Gw2bcRAWoUaLXxZuvu9ppTuf8PFRKp10C06MD7IINTD16vgcmciB2egMTFB4VstTGqvXSpjoZDyyd9T0vhAFHbdFI4WT4crTUDmJjjORe_crBuIymUKsyBmqOlijPUY7P_4cQLqE/s1600/Mao-escrevendo_01.jpg

Você sabia que a maioria dos problemas de comunicação ocorrem devido aos ruídos na emissão de comunicados. Sabemos que a rotina do departamento de comunicação interna envolve diversos tipos de documentos que servem como instrumentos transmissores de informações para as diversas áreas e públicos da organização. Além de convites, cartas comerciais, memorandos e outros documentos temos o e-mail e a intranet que com facilidade se expandiram e auxiliaram empresas a se aproximar de clientes e funcionários.
Abaixo citamos algumas dicas para passar longe dos erros frequentes da comunicação organizacional e evitar vícios de linguagem durante a escrita:
            Atenção a ortografia.
Nunca é exagero lembrar que erros na escrita ou digitação podem acontecer. Faça sempre revisões.
            Oi? o que significa esta palavra?
            Em alguns casos o erro frequente na comunicação organizacional é utilizar termos da escrita comercial ou jurídica e assim gera duvida quanto ao que é tratado no documento. Atente-se ao receptor. A objetividade nos textos e simplicidade nos termos utilizados são de extrema importância para que o fato principal seja compreendido.
Menos é mais
 Um texto muito longo não é atrativo, analise se o contexto exige determinados detalhes e inclua apenas o que for relevante.

Duplo sentido
  A importância de redigir com clareza os textos distribuídos pela empresa evita a disseminação de informações com interpretação ambígua. Interprete a informação e veja se é possível gerar algum tipo de dúvida.

            Intimidade
Transmitir ao receptor estima nem sempre é o melhor caminho, atente-se ao excesso de gentileza e cordialidade, evite parecer “o puxa saco”. Demonstrar muita intimidade gera desconforto e não combina com relações empresarias, não confunda informalidade com intimidade.
            Dose a informalidade
Quando citamos que um documento pode ser escrito de maneira menos formal  não significa que é permitido escreve-lo de maneira banal. Entenda que informalidade é redigir de uma maneira mais sutil a informação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)