Fonte: arquivo pessoal
Esta semana o blog
entrevistou a Profª Ma. Jô Souza, formada em Relações Públicas, mestre em Comunicação e Semiótica
pela PUC-SP. Especialista em Criação e Styling de Moda e em Fashion Imagem pelo
Senac e pelo Instituto Marangoni. Atualmente é professora na
graduação do IED, da Pós do Senac-SP e do Centro Universitário Belas Artes-SP. Colaboradora do grupo
Sociossemióticas - PUC-CPS- SP, da revista Dobras. Atua nas áreas de
consultoria de imagem, figurino, além de comunicação e pesquisa para empresas
do setor de moda e cultura.
Instagram:
Jo_Souza
Facebook:
Jojo Souza
O que fez você escolher cursar
Relações Públicas?
Gosto de trabalhar com gente de carne, osso e
alma, com diferentes públicos, pois acredito que a alma de qualquer lugar está no
humano. Quando o funcionário está feliz a empresa só ganha. Eu não trabalho com
amigos, mas busco diferentes competências. Gosto de aglutinar pessoas para
ações proativas. Pelo meu olhar sensível para trabalhar com questões
interpessoais que eu escolhi ser RP.
Você teve alguma inspiração que
te ligasse a área de Relações Públicas direcionada a moda? Quem?
Eu morava no interior da Bahia e
fui para a capital com 18 anos, mas sempre tive uma cabeça cosmopolita, pois
sou uma pessoa de alma curiosa, assim eu comecei a pesquisar e a observar que
por trás de uma grande marca de moda (Prada, Dior, Chanel...) existia um RP. Eu
nunca imaginei trabalhar numa empresa em que a inovação e a criatividade não
sejam o diferencial mercadológico.
Como você vê o mercado e as
oportunidades para o ramo das Relações Públicas hoje? Atualmente está muito
diferente de quando você começou a trabalhar?
Eu fico muito reflexiva diante do mercado,
pois na minha época eu fundei uma empresa Júnior/RP com outros colegas e estava
muito conectada ao mercado de trabalho, apesar das poucas oportunidades na
Bahia, atualmente, eu observo o mercado de RP com uma lente de grande angular
e, o diagnóstico não é favorável, muitos cursos de RP evoluíram pouco em
relação as novas diretrizes e oportunidades de mercado e do outro lado
da moeda, os alunos que não sabem bem
qual caminho a seguir, ou seja, muito mais informação sem foco.
Para você qual foi a importância em unir moda a profissão de Relações Públicas?
Moda é cultura. Assim o
campo/objeto/moda deveria ser parte da grade das disciplinas do curso de
comunicação em geral, pois a moda é uma das maneiras de nos comunicarmos com o
mundo e com o outro. A Pós de Comunicação e Cultura de Moda da Belas Artes
seria uma oportunidade de inserção do profissional de RP no segmento da moda desde revista as marcas
de moda. Sem preconceito.
Ao escolher essa profissão já pensava em trabalhar com consultoria de
imagem? E como as Relações Públicas te ajuda na sua profissão atualmente?
Então, a consultoria de imagem deveria ser uma
disciplina no curso de RP e de todos os cursos, um “coach” da aparência, pois,
eu preciso saber vender a minha imagem. E, no mercado eu tenho que saber criar
e sedimentar a identidade visual da empresa, desta forma, as escolhas visuais
dos colaboradores da empresa quer seja o diretor, o executivo, a secretária
devem ter uma coesão com seu discurso verbal, textual e visual.
Os estereótipos da imagem do profissional da comunicação: o jornalista se veste como “bicho grilo”, o publicitário é mais criativo e o RP? A imagem visual dele é ultrapassada, quase careta.
Hoje, eu sou consultora, palestrante, professora e coordeno a Pós-graduação em Comunicação e Cultura de Moda e a Pós em Consultoria de Imagem de Moda na Belas Artes, porém a minha formação é em RP e faz toda a diferença, pois o meu olhar é 360 graus. Eu não penso somente no produto de moda, mas qual a imagem que o produto deseja passar tanto em 2D quanto em 3D.
Os estereótipos da imagem do profissional da comunicação: o jornalista se veste como “bicho grilo”, o publicitário é mais criativo e o RP? A imagem visual dele é ultrapassada, quase careta.
Hoje, eu sou consultora, palestrante, professora e coordeno a Pós-graduação em Comunicação e Cultura de Moda e a Pós em Consultoria de Imagem de Moda na Belas Artes, porém a minha formação é em RP e faz toda a diferença, pois o meu olhar é 360 graus. Eu não penso somente no produto de moda, mas qual a imagem que o produto deseja passar tanto em 2D quanto em 3D.
Que dicas você daria para os futuros Relações Públicas que também querem
unir o amor pela moda com a disciplina?
Ler e horizontalizar o saber, não cristalizar
os pensamentos em respostas prontas. Estudar, ser curioso e lembrar que: “Somos
do tamanho dos nossos sonhos”. Além de pensar diferente, ser original, pois só
conseguimos nos destacar no mercado competitivo com repertório vasto. O RP deve
ser o aglutinador de informações e conteúdos. Moda é comunicação!! Assim, olhar
para novos mercados de trabalho, além da mesa numa sala burocrática. Correr,
correr para depois sentar!!
Como sempre, Jô Souza, inteligente, linda e competente, muito especial. Parabéns.
ResponderExcluirTenho o grande privilégio de estar perto dessa profissional: pessoa que fala o que faz e faz o que fala.
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