quinta-feira, 22 de maio de 2014

Entrevista com Jô Souza



Fonte: arquivo pessoal


Esta semana o blog entrevistou a Profª Ma. Jô Souza, formada em Relações Públicas, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Especialista em Criação e Styling de Moda e em Fashion Imagem pelo  Senac e pelo Instituto Marangoni. Atualmente é professora na  graduação do IED, da Pós do Senac-SP e do Centro Universitário Belas Artes-SP. Colaboradora do grupo Sociossemióticas - PUC-CPS- SP, da revista Dobras. Atua nas áreas de consultoria de imagem, figurino, além de comunicação e pesquisa para empresas do setor de moda e cultura.

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Facebook: Jojo Souza 
  O que fez você escolher cursar Relações Públicas?
 Gosto de trabalhar com gente de carne, osso e alma, com diferentes públicos, pois acredito que a alma de qualquer lugar está no humano. Quando o funcionário está feliz a empresa só ganha. Eu não trabalho com amigos, mas busco diferentes competências. Gosto de aglutinar pessoas para ações proativas. Pelo meu olhar sensível para trabalhar com questões interpessoais que eu escolhi ser RP.

 Você teve alguma inspiração que te ligasse a área de Relações Públicas direcionada a moda? Quem?
Eu morava no interior da Bahia e fui para a capital com 18 anos, mas sempre tive uma cabeça cosmopolita, pois sou uma pessoa de alma curiosa, assim eu comecei a pesquisar e a observar que por trás de uma grande marca de moda (Prada, Dior, Chanel...) existia um RP. Eu nunca imaginei trabalhar numa empresa em que a inovação e a criatividade não sejam o diferencial mercadológico.

 Como você vê o mercado e as oportunidades para o ramo das Relações Públicas hoje? Atualmente está muito diferente de quando você começou a trabalhar?
 Eu fico muito reflexiva diante do mercado, pois na minha época eu fundei uma empresa Júnior/RP com outros colegas e estava muito conectada ao mercado de trabalho, apesar das poucas oportunidades na Bahia, atualmente, eu observo o mercado de RP com uma lente de grande angular e, o diagnóstico não é favorável, muitos cursos de RP evoluíram pouco em relação as novas diretrizes e oportunidades de mercado e do outro lado da moeda, os alunos que não sabem bem  qual caminho a seguir, ou seja, muito mais informação sem foco.


Para você qual foi a importância em unir moda a profissão de Relações Públicas?
Moda é cultura. Assim o campo/objeto/moda deveria ser parte da grade das disciplinas do curso de comunicação em geral, pois a moda é uma das maneiras de nos comunicarmos com o mundo e com o outro. A Pós de Comunicação e Cultura de Moda da Belas Artes seria uma oportunidade de inserção do profissional de  RP no segmento da moda desde revista as marcas de moda. Sem preconceito.

Ao escolher essa profissão já pensava em trabalhar com consultoria de imagem? E como as Relações Públicas te ajuda na sua profissão atualmente?
 Então, a consultoria de imagem deveria ser uma disciplina no curso de RP e de todos os cursos, um “coach” da aparência, pois, eu preciso saber vender a minha imagem. E, no mercado eu tenho que saber criar e sedimentar a identidade visual da empresa, desta forma, as escolhas visuais dos colaboradores da empresa quer seja o diretor, o executivo, a secretária devem ter uma coesão com seu discurso verbal, textual e visual. 
Os estereótipos da imagem do profissional da comunicação: o jornalista se veste como “bicho grilo”, o publicitário é mais criativo e o RP? A imagem visual dele é ultrapassada, quase careta.
Hoje, eu sou consultora, palestrante, professora e coordeno a Pós-graduação em Comunicação e Cultura de Moda e a Pós em Consultoria de Imagem de Moda na  Belas Artes, porém a minha formação é em RP e faz toda a diferença, pois o meu olhar é 360 graus. Eu não penso somente no produto de moda, mas qual a imagem que o produto deseja passar tanto em 2D quanto em 3D.

Que dicas você daria para os futuros Relações Públicas que também querem unir o amor pela moda com a disciplina?

 Ler e horizontalizar o saber, não cristalizar os pensamentos em respostas prontas. Estudar, ser curioso e lembrar que: “Somos do tamanho dos nossos sonhos”. Além de pensar diferente, ser original, pois só conseguimos nos destacar no mercado competitivo com repertório vasto. O RP deve ser o aglutinador de informações e conteúdos. Moda é comunicação!! Assim, olhar para novos mercados de trabalho, além da mesa numa sala burocrática. Correr, correr para depois sentar!!

2 comentários:

  1. Como sempre, Jô Souza, inteligente, linda e competente, muito especial. Parabéns.

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  2. Tenho o grande privilégio de estar perto dessa profissional: pessoa que fala o que faz e faz o que fala.

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