quinta-feira, 8 de maio de 2014

Entrevista com Ricardo Caldas.

Fonte: Aquivo Pessoal

          “Humanizar as relações entre organizações e pessoas”



 O entrevistado da semana é Ricardo Caldas de 23 anos formado em RP pela  FECAP, no ano de 2012. Iniciou sua carreira na Coca-Cola FEMSA em 2011 como estagiário e atualmente é funcionário da equipe de Comunicação Interna e Desenvolvimento Social na Divisão Brasil.




1. Como você conheceu essa profissão? O que te influenciou a escolher ser um RP?

 Sempre quis fazer algo relacionado a comunicação,mas sempre fiquei em dúvida se faria jornalismo ou marketing. Em uma dessas discussões com amigos, um deles me falou que Relações Públicas seria um caminho entre os dois cursos. Fui pesquisar sobre o curso e, acredito que como 95% das pessoas que cursam RP, entrei no curso sem ter a certeza sobre o que seria. Felizmente, me apaixonei pelo ainda no primeiro semestre e consegui conhecer muito mais sobre essa profissão!

2.  Durante sua trajetória Graduação-Mercado de Trabalho, em algum momento a ‘’imagem’’ do profissional de RP mudou?
                                                                                                   
A imagem das profissões sempre mudam, principalmente quando falamos de profissões relacionadas à comunicação. É um mercado muito dinâmico, onde todos os dias inventam novas ferramentas de comunicação, novas tecnologias, novas redes sociais e comportamentos sociais. Cabe ao profissional de comunicação se adaptar facilmente ao mercado e acompanhar essas mudanças. O RP vem ganhando muita importância nos últimos anos, mas muitas vezes, para o mercado não interessa se você é formado em Relações Públicas, Jornalismo ou Publicidade (a área em que trabalho, por exemplo, possui pessoas formadas nas três profissões). O que interessa é a sua capacidade em se adaptar ao que o mercado exige. Temos que dar nosso melhor, e isso vai definir como o profissional de RP será visto no mercado.

3. O profissional de Relações Públicas é habilitado para trabalhar em diversos setores, algum deles em especial te atrai? Explique.

Eu me interesso bastante por duas áreas, a primeira é a área de comunicação interna, todos veem essa área como a responsável por colocar o jornal mural e fazer festas de fim de ano, mas quando comecei a trabalhar com isso, vi que temos um mundo de oportunidades para desenvolver, engajar e motivar o funcionário é algo que deve estar sempre em foco e fazer o pacotinho básico de notícias e festinha não é o suficiente. É necessário fazer intervenções inovadoras dentro da área de trabalho, eventos relacionados ao bem estar do funcionário e de seus familiares, etc. Engajar é fazer com que o funcionário se apaixone pelo que ele faz. A segunda área que acho bem interessante é o RP em apoio ao marketing, falar para as pessoas beberem Coca-Cola porque é delicioso e refrescante também não é mais suficiente, o RP precisa mostrar para o público qual o diferencial da Coca-Cola dentro da sociedade, quais os programas de Responsabilidade Social ela possui? Quais as diferenças positivas que ela traz pra sociedade? A Coca-Cola precisa convencer (pela razão) que de fato é o melhor produto.

4.  Você enfrentou alguma dificuldade para ingressar no mercado de Relações Públicas? Tem algum conselho para quem está no inicio da jornada?

Durante minha graduação eu fiz quatro estágios em diferentes áreas e empresas, aprendi muito com essas experiências. Pensar em ficar só no teórico durante os quatro anos é perda de tempo, façam estágios na área, a maioria dos estágios começam a aparecer a partir do terceiro ano, então você tem dois anos para procurar uma oportunidade e quando você começa a trabalhar com Relações Públicas você enxerga o curso e as aulas com outros olhos. Outro ponto importante é ler muito sobre tudo. Desde os estudiosos da comunicação (Flávio Freire, Margarida Kunsch, Sidineia Gomes, Carolina Terra, etc) até a matéria que sai no jornal sobre BBB. É necessário estar atento e interado sobre tudo o que está acontecendo no mundo. E por falar em mundo, saber inglês é fundamental (sim, acreditem). Se possível, faça um intercâmbio para ter fluência no idioma.

5. Defina sua rotina profissional atualmente e o que ser um RP representa pra você.

Hoje, minha rotina está menos voltada para produção de conteúdo para os veículos de comunicação e mais voltada para planejamento de programas e eventos para funcionários. Estamos pensando em programas voltados para eles (grupos de corrida, conteúdo para os eventos com os filhos dos funcionários, planejamento para a festa de resultados da empresa, que envolve mais de 25 mil convidados pelo Brasil, etc.) Além disso, estou envolvido no projeto que cuida de como trabalhar a Copa do Mundo para os funcionários da Coca-Cola FEMSA.

Acredito que uma das principais funções do Relações Públicas é essa: humanizar relações entre organizações e pessoas. O mundo dos negócios é sempre movido a coisas frias, como planilhas, softwares, cálculos, orçamentos, reuniões, vendas, números. E a área de RP vem justamente para humanizar esse processo, estreitar o relacionamento entre todas as partes envolvidas dentro do negócio. 

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