Fonte: Aquivo Pessoal
“Humanizar as relações entre organizações e pessoas”
O entrevistado da
semana é Ricardo Caldas de 23 anos formado em RP pela FECAP, no ano de
2012. Iniciou sua carreira na Coca-Cola FEMSA em 2011 como estagiário e
atualmente é funcionário da equipe de Comunicação Interna e Desenvolvimento
Social na Divisão Brasil.
1. Como você conheceu essa
profissão? O que te influenciou a escolher ser um RP?
Sempre quis fazer algo relacionado a comunicação,mas sempre fiquei em dúvida se faria jornalismo ou marketing. Em uma dessas discussões com amigos, um deles me falou que Relações Públicas seria um caminho entre os dois cursos. Fui pesquisar sobre o curso e, acredito que como 95% das pessoas que cursam RP, entrei no curso sem ter a certeza sobre o que seria. Felizmente, me apaixonei pelo ainda no primeiro semestre e consegui conhecer muito mais sobre essa profissão!
2.
Durante sua trajetória Graduação-Mercado de Trabalho, em algum momento a
‘’imagem’’ do profissional de RP mudou?
A
imagem das profissões sempre mudam, principalmente quando falamos de profissões
relacionadas à comunicação. É um mercado muito dinâmico, onde todos os dias
inventam novas ferramentas de comunicação, novas tecnologias, novas redes
sociais e comportamentos sociais. Cabe ao profissional de comunicação se
adaptar facilmente ao mercado e acompanhar essas mudanças. O RP vem ganhando
muita importância nos últimos anos, mas muitas vezes, para o mercado não interessa
se você é formado em Relações Públicas, Jornalismo ou Publicidade (a área em
que trabalho, por exemplo, possui pessoas formadas nas três profissões). O que
interessa é a sua capacidade em se adaptar ao que o mercado exige. Temos que
dar nosso melhor, e isso vai definir como o profissional de RP será visto no
mercado.
3. O
profissional de Relações Públicas é habilitado para trabalhar em diversos
setores, algum deles em especial te atrai? Explique.
Eu
me interesso bastante por duas áreas, a primeira é a área de comunicação interna,
todos veem essa área como a responsável por colocar o jornal mural e fazer
festas de fim de ano, mas quando comecei a trabalhar com isso, vi que temos um
mundo de oportunidades para desenvolver, engajar e motivar o funcionário é algo
que deve estar sempre em foco e fazer o pacotinho básico de notícias e festinha
não é o suficiente. É necessário fazer intervenções inovadoras dentro da área
de trabalho, eventos relacionados ao bem estar do funcionário e de seus
familiares, etc. Engajar é fazer com que o funcionário se apaixone pelo que ele
faz. A segunda área que acho bem interessante é o RP em apoio ao marketing, falar
para as pessoas beberem Coca-Cola porque é delicioso e refrescante também não é
mais suficiente, o RP precisa mostrar para o público qual o diferencial da
Coca-Cola dentro da sociedade, quais os programas de Responsabilidade Social
ela possui? Quais as diferenças positivas que ela traz pra sociedade? A
Coca-Cola precisa convencer (pela razão) que de fato é o melhor produto.
4. Você enfrentou alguma dificuldade para ingressar no mercado de Relações Públicas? Tem algum conselho para quem está no inicio da jornada?
Durante
minha graduação eu fiz quatro estágios em diferentes áreas e empresas, aprendi
muito com essas experiências. Pensar em ficar só no teórico durante os quatro
anos é perda de tempo, façam estágios na área, a maioria dos estágios começam a
aparecer a partir do terceiro ano, então você tem dois anos para procurar uma
oportunidade e quando você começa a trabalhar com Relações Públicas você
enxerga o curso e as aulas com outros olhos. Outro ponto importante é ler muito
sobre tudo. Desde os estudiosos da comunicação (Flávio Freire, Margarida Kunsch,
Sidineia Gomes, Carolina Terra, etc) até a matéria que sai no jornal sobre BBB.
É necessário estar atento e interado sobre tudo o que está acontecendo no
mundo. E por falar em mundo, saber inglês é fundamental (sim, acreditem). Se
possível, faça um intercâmbio para ter fluência no idioma.
5.
Defina sua rotina profissional atualmente e o que ser um RP representa pra
você.
Hoje,
minha rotina está menos voltada para produção de conteúdo para os veículos de
comunicação e mais voltada para planejamento de programas e eventos para
funcionários. Estamos pensando em programas voltados para eles (grupos de
corrida, conteúdo para os eventos com os filhos dos funcionários, planejamento
para a festa de resultados da empresa, que envolve mais de 25 mil convidados
pelo Brasil, etc.) Além disso, estou envolvido no projeto que cuida de como
trabalhar a Copa do Mundo para os funcionários da Coca-Cola FEMSA.
Acredito que uma das principais funções do
Relações Públicas é essa: humanizar relações entre organizações e pessoas. O
mundo dos negócios é sempre movido a coisas frias, como planilhas, softwares,
cálculos, orçamentos, reuniões, vendas, números. E a área de RP vem justamente
para humanizar esse processo, estreitar o relacionamento entre todas as partes
envolvidas dentro do negócio.
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