segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A ansiedade no trabalho


A ansiedade rouba nossa paz, e quando ela afeta o nosso desempenho no trabalho, na sala de aula, ou até mesmo em nossa vida pessoal, percebemos que é hora de analisarmos e mudarmos algumas atitudes. Segundo pesquisa feita pela empresa Robert Half, os brasileiros são os que mais sofrem com ansiedade e estresse no trabalho (42% dos empregados contra 11% nos demais países pesquisados).
Aquilo que te dava prazer, agora se transformou em um peso. Seus colegas exigem muito de você ou a suas expectativas são grandes demais em relação aos outros. Sofrimento exagerado por antecipação, excesso de informações, tarefas diárias, preocupações e falta de reconhecimento são algumas das causas que resultam numa ansiedade que pode tornar-se incontrolável e fazer com que as suas relações com você mesmo e com as pessoas ao seu redor se desgastem.
Criticar o estado de ansiedade e resgatar a liderança do eu é fundamental para uma vida saudável. De nada adiantará gerenciar atividades e pessoas, sem gerenciar a sua própria mente. Somos diferentes um dos outros e é preciso saber lidar com as pessoas como elas são, afinal esperar mudanças e ações do próximo para ser feliz é a receita certa para uma relação ruim.
Algumas reflexões podem ser realizadas:

- O que você deseja obter dos outros?
- O que acha que é certo em relação ao que você julga que merece ter dos outros?
- As suas expectativas estão alinhadas com as outras pessoas?
- Qual a sua relação com as pessoas a sua volta?
- Você sabe pedir ou realmente espera que os outros adivinhem o que você pensa, quer ou sente?

Porém, a ansiedade não é de todo ruim. É ela que nos move, que nos faz querer sempre alcançar mais e a ir além e é irrealista, nada saudável, tentar acabar com ela. Moderação é a palavra-chave, ansiedade na medida certa pode fazer maravilhas, então aprender a controlar ela todos os dias é essencial.

Observar os próprios pensamentos e ações é uma tarefa muito útil que todos podem fazer a qualquer momento. Uma dica é se organizar: organize seu espaço de trabalho, de prioridade às tarefas mais importantes, não deixe sua agenda cheia demais porque imprevistos sempre aparecem. Quanto às pessoas que nos cercam, tente não se focar em como elas se comportam, não podemos controlar isso, e reclamar ou tentar muda-las só pode nos estressar mais. Preste mais atenção a como você se comporta e reage às situações.


Nós que trabalhamos com comunicação sabemos que vamos lidar com todos os tipos de pessoas e esse autocontrole torna-se uma arma secreta a nosso favor. Não podemos deixar pessoas ainda mais ansiosas e estressadas nos influenciar e influenciar nosso trabalho.

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