quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Entrevista com Vilma Silva



Vilma Silva Lima, graduada em comunicação social- Relações Públicas (Unicsul, 1998), especialista e mestre em comunicação e mercado (Cásper Líbero, 2003), Doutora em ciências sociais (PUC, 2011).
Áreas: assessoria de RP, comunicação dirigida e docência (Unicsul)
Atual: Assessoria na área de ensino a distância - Campus virtual Grupo Educacional Cruzeiro do Sul

“Tenho uma grande identificação com a profissão e me sinto realizada com o trabalho que faço.” (Vilma).


1. Por que ser Relações Públicas?

“Porque dá muitas oportunidades em segmentos que permitem crescimento profissional e porque sempre quis trabalhar com relacionamentos, o que me parecia possível nessa área. Não tinha um conhecimento objetivo da área, o que só foi acontecer no curso universitário, que confirmou minhas impressões. Trabalhei com uma profissional de Relações Públicas antes de entrar no curso superior e isso me incentivou a conhecer a área.”

2. Quais são as características que você necessitou desenvolver para exercer a profissão?

“Bom relacionamento com clientes e equipes, disposição para trabalho em equipes multidisciplinares e capacidade de planejamento.”

3. Durante sua experiência universitária até suas experiências profissionais qual matéria da grade curricular teve fundamental importância na sua formação? Por que?

“Penso que as disciplinas de planejamento são as mais importantes, pois nos dão condição de nos diferenciarmos em relação a outras áreas da comunicação, mas gosto também de assessoria de imprensa.”

4. Da época da sua formação, até hoje, como você avalia as mudanças que aconteceram no campo das Relações Públicas e qual é a importância que essas alterações deram a profissão e aos profissionais?

“O ambiente corporativo das duas últimas décadas foi modificado pela incorporação das tecnologias da informação e da comunicação e isso mudou profundamente o papel das Relações Públicas, que passaram a dialogar com os diversos públicos de interesse das instituições por meio de redes e não mais, apenas utilizando veículos de comunicação tradicionais unidirecionais. Agora é necessário organizar as ações tendo em conta a possibilidade de participação de todos os envolvidos no processo dialógico. Isso favorece muito nossa área, que é percebida como essencial para o sucesso das relações de empresas, instituições públicas e privadas.”

5. Sabemos que a nossa profissão tem ligação direta com o cotidiano e interesse das pessoas, durante a carreira aprendemos na prática diversas coisas, existe algum episódio que te surpreendeu com aprendizado para a profissão e para a vida?

“ Há vários, mas para mim o que se destacou foi conhecer com profundidade o que hoje definimos como terceiro setor. Para mim antes era só uma ideia, mas no curso aprendi muito sobre as organizações sociais e suas atividades e desenvolvi o TCC para uma organização do terceiro setor, o que foi muito gratificante.”

6. Analisando a importância da profissão para o contexto social, o que você acha que nós RP's podemos fazer para alcançar mais visibilidade e reconhecimento no mercado de trabalho e no mundo?

“A profissão está consolidada. Empresas públicas e privadas e órgãos do Estado contratam profissionais da nossa área e temos representação por associações que defendem nossos interesses. Precisamos mostrar para a sociedade a importância do RP para as relações de comunicação nos diversos planos, construindo uma identidade profissional baseada na ideia de que nosso perfil é o mais adequado para o planejamento de ações de comunicação, bem como para o trabalho em equipes multidisciplinares.”

7. As relações entre os públicos são complexas, o que você considera primordial para um RP na hora de conciliar interesses?

  “Planejamento, mais uma vez, a partir de estudos aprofundados sobre os diversos perfis dos públicos e de seus interesses. A partir daí podemos formular planos com focos definidos e objetivos claros.”

8. Com toda a sua experiência, deixe um alerta ou conselho para os universitários que já escolheram seguir as relações públicas, porém ainda não conseguiram decidir em qual área da profissão querem atuar.

“Aprendam, sobretudo a planejar. Isso começa na vida pessoa, na vida de estudante. A partir daí, domine as ferramentas da comunicação e participe ativamente das redes sociais, não apenas como forma de interação, mas pensando na carreira.”



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