Fonte: marcianeurotica.com.br
O colaborador faz parte da história da organização: como as empresas devem se comunicar com ele?
Todos nós já sabemos sobre a importância da comunicação interna. Mas nem sempre foi assim. Mesmo como fator essencial, a comunicação interna só começou a ser estudada e desenvolvida após a década de 20. Só após a Revolução Industrial as empresas perceberam que o bom ambiente de trabalho era propício para o melhor desempenho dos trabalhadores, sua produção diária e o lucro da empresa.
Ao longo dos anos a comunicação organizacional, como um todo, foi sendo aprimorada e os colaboradores passaram a ter destaque como público estratégico. A preocupação com a maneira que as informações são transmitidas à eles diz muito sobre a cultura da organização e como ela considera sua hierarquia. Nesse contexto o profissional da área de Relações Públicas é de grande necessidade, pois para desenvolver uma estratégia comunicacional eficaz, se faz necessária a pesquisa e o conhecimento deste público, suas percepções, desejos e sentimentos dentro da organização.
Para realizar a comunicação adequada aos colaboradores são usadas muitas ferramentas, tendo como principal as publicações internas. Essas publicações são consideradas poderosos instrumentos de informação e motivação de equipes. As publicações têm diversos formatos e funções, e podem ser impressas ou digitais. A TV Corporativa, por exemplo, é uma maneira de transmitir informações rápidas e de maneira dinâmica. Além disso, é possível administrar o conteúdo exibido em tempo real permitindo a inserção de um comunicado urgente, caso necessário.
Por esses e outros inúmeros motivos é que a comunicação interna é grande aliada quando falamos em reconhecimento do colaborador. É por meio dela que podem ser criados “laços” entre as organizações e os próprios colaboradores, tornando esse relacionamento mais proveitoso e saudável para os dois lados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)