terça-feira, 7 de outubro de 2014

Diário de um estagiário#33: Redação de mídias sociais




Olá, meu nome é Victor Bassaglia e sou estudante de Relações Públicas no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Minha experiência como estagiário não é das mais completas e recheadas, porém acredito ter o necessário para abordar um pouquinho sobre questões como trabalhar em empresas de diferentes ramos, com diferentes culturas e estruturas morais e éticas.
Por alguns meses, trabalhei simultaneamente em duas empresas de pequeno porte: uma produtora musical Independente, e uma outra focada em informática e tecnologia, a Greenboard. Em ambas, trabalhava na parte da redação de mídias sociais e blogs da organização.
A redação de textos informativos para mídias sociais não é simplesmente o ato de escrever o que te mandam escrever. Para realizar tal processo com excelência é preciso estar bem acostumado à nova ortografia e ter domínio da gramática de sua língua.
Há também diversas particularidades dentro desse trabalho, as quais eram desconhecidas por mim até então, como por exemplo, que tipo de redação deve se redigir para os públicos específicos de cada organização. Existem grandes diferenças entre a comunicação informativa dirigida para grandes empresas e a comunicação informativa dirigida para músicos. No caso da produtora musical, o teor das redações era muito mais informal do que na empresa de informática, onde os textos seguiam um padrão muito rígido, pois o público alvo deles era basicamente composto de multinacionais e empresas nacionais de grande porte. Quando escrevia para a produtora, estranhei muito no começo, pois era requisitado que eu utilizasse algumas gírias dentro das redações. Mas pensando pelo lado do cliente, vi que realmente era mais efetiva a comunicação que encaixasse com o perfil de seus próprios públicos, pois só assim poderia alcançar a atenção desejada.
Apesar de toda a correria, aprendi muito dentro da área de redação e melhorei bastante a minha capacidade de escrita. Essa prática favorece não só a abrangência do conhecimento das regras gramaticais e ortográficas como também do conhecimento pelo mercado que nos rodeia. Sinto que essa fase agregou bastante ao meu repertório profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)