Quem corta a
cidade de São Paulo notou uma diferença nas principais avenidas e ruas. As
faixas sinalizadas com a cor vermelha se referem as ciclovias e ciclofaixas
espalhadas por toda a cidade. Com quase 90% de aprovação pelos paulistanos, as
faixas para bicicletas vieram como uma solução para o trânsito, trazendo
bem-estar à quem pratica o esporte,além de ser uma maneira ecologicamente
correta de se locomoverdeixa a cidade mais bonita.
Apesar dessa
alta porcentagem de aprovação, as ciclovias ainda são pouco usadas, alguns
ciclistas se queixam do mau estado das faixas e da falta de segurança. Os
motoristas também se incomodaram com o estreitamento do espaço destinado aos
automóveis e a falta de espaço para estacionar o carro, o que também afeta os
comerciantes que viram suas vendas diminuir.
Por serem
exemplos de sustentabilidade e uma ótima solução para a mobilidade urbana, as
ciclofaixas são bem-sucedidas em cidades como Nova York, Copenhague e Amsterdam. Ao seguir esse exemplo, Haddad,
prefeito de São Paulo, implantou desde Junho, 60 quilômetros (dos 400 que tem
como plano) de faixas exclusivas para ciclistas.
Os exemplos
internacionais mostram que é natural essa insatisfação inicial, mas que a médio
prazo as ciclofaixas se tornam uma aliada para a população das grandes cidades.
Em Nova York por exemplo houve uma queda de 20% de acidentes desde que implantaram
as faixas para bicicletas, o trânsito melhorou e o comércio cresceu. Em São
Paulo esse projeto tem tudo para dar certo, a facilidade para adquirir uma
bicicleta ajuda bastante para essa eficiência, existem projetos
que disponibilizam bicicletas de graça (projeto Bike
Sampa do Itaú e projeto Ciclo
Sampa do Bradesco) ou até mesmo para alugar. Daqui a uns anos São Paulo será a
mais nova cidade das bicicletas.
Fonte: REVISTA VEJA, EDIÇÃO 2392, PAGINAS 80 A 84
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