quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A Aparência na Era Pós Moderna



No final de Outubro, a atriz Renée Zellweger chamou atenção e virou notícia em todo o mundo após aparecer em um evento com uma aparência completamente diferente. O fato nos fez questionar: Até que ponto essas mudanças na imagem corporal são saudáveis?

A imagem corporal é a ideia que cada pessoa tem sobre o seu corpo e ela tem papel central na construção da nossa identidade, além de influenciar diretamente nos fatores físicos, emocionais e sociais. O psicanalista francês Jacques Lacan mostra que essa imagem corporal começa a ser construída na infância, quando a criança passa a ter noção do seu próprio corpo e não mais uma parte fragmentada do corpo da mãe.
O que acontece hoje é uma tentativa (muitas vezes extrema) de adequar essa imagem corporal ao padrão imposto pela publicidade. Corpos malhados, peso ideal e a eterna juventude são sinônimos de uma imagem ideal, e para alcançar essa utopia, mudamos não só a alimentação, mas padrões, roupas e comportamentos. Porém é nessa constante busca que as pessoas passam do limite e recorrem a dietas inadequadas e cirurgias plásticas exageradas.
O exemplo mais recente foi da atriz norte-americana, Renée Zellweger, ao aparecer na premiação Women In Hollywood Awards totalmente irreconhecível. A protagonista do filme O Diário de Bridget Jones, que tinha uma imagem marcada por seus quilinhos a mais e um olhar característico, surpreendeu a todos com um corpo escultural e os olhos maiores. Ficou claro que Renée passou por uma transformação radical após uma série de plásticas para tentar lutar contra o envelhecimento. Durante a semana, especialistas levantaram inúmeras possibilidades para explicar a mudança radical da atriz, como perda de peso em excesso, redução do volume de cabelo, aplicação de botox, retirada de pele e bolsas das pálpebras superiores, inserção de próteses no rosto, entre outros procedimentos.
Dietas radicais atingem em sua maioria adolescentes, e as levam muitas vezes a patologias como anorexia e bulimia. Esses transtornos são caracterizados por um padrão de comportamento alimentar gravemente perturbado, um controle patológico do peso corporal e por distúrbios da percepção da imagem corporal.
A insatisfação com a aparência acentua-se com o uso das redes socias e por consequência, a necessidade de ter uma boa imagem. Esse excesso de exposição e interação causado na internet, leva ao aumento da ansiedade para ter a aparência ideal.
Uma solução para isso é a necessidade de que a mídia perceba a gravidade do assunto e passe a mostrar que não existe um padrão ideal de beleza e exiba essa diversidade de aparências que são tão saudáveis quanto ao estereótipo jovem e musculoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)