quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Trabalhar em Horários Antissociais Envelhece o Cérebro


Fonte da imagem: www.mundodastribos.com


Virar a noite ocupando o cérebro com trabalho pode não ser tão saudável assim, que esse tipo de atividade pode causar desde câncer de mama até obesidade, já era conhecido, mas estudos recentes feitos pelos cientistas das universidades de Toulouse (França) e Swansea (País de Gales) comprovam que trabalhar fora do horário biológico pode envelhecer o cérebro e diminuir a nossa capacidade intelectual. 
Segundo o estudo nosso relógio interno é programado para deixar o corpo ativo durante o dia e dormindo durante a noite, ir contra isso pode causar danos pesados ao cérebro, por exemplo, dez anos de jornadas de trabalho instáveis envelhecem o cérebro em mais de seis anos e mesmo que as pessoas estabilizem seus horários posteriormente o tempo de recuperação do cérebro é de cinco anos. 
O novo estudo também pesquisou quais os impactos sobre a mente, ao fazer um teste de memória com três mil pessoas, observou que os que trabalhavam em turnos instáveis tiveram um resultado semelhante a uma pessoa de seis anos e meio mais velha. Isso ocorre porque o cérebro já perde sua capacidade naturalmente ao longo dos anos, mas  trabalhar em turnos antissociais acelera esse processo. 
Segundo o pesquisador Philip Tucker"Houve uma perda significativa na função cerebral. É provável que as pessoas cometam mais erros e deslizes ao tentar executar tarefas cognitivas complexas. Talvez uma em cem cometa erros com consequências importantes, mas é difícil medir a diferença que isso faz no dia a dia". 
Apesar de reconhecer o dano causado no cérebro, os pesquisadores entendem que na nossa sociedade trabalhar em horários incomuns é um “mal necessário” e que dificilmente conseguiríamos abrir mão, o importante é planejar melhor a jornada de trabalho e além dos exames médicos de rotina, tentar incluir testes de desempenho cognitivo para avaliar algum possível dano. 
A pesquisa ainda é animadora com a possiblidade de reversão aos danos causados, porém, existe uma preocupação em relação ao tempo de recuperação do cérebro e quanto a qualidade do sono, existem alguns idosos que mesmo aposentados tinham um sono pior do que aposentados que nunca trabalharam de madrugada. 
O que se pode tirar dessa pesquisa é que não devemos forçar nosso corpo com atividades não programadas, virar a noite trabalhando não vai causar só um cansaço e muito sono no dia seguinte, nosso cérebro também sofre consequências que podem levar anos para serem reparados e o mais importante nesses casos é estabelecer uma rotina diária que seja saudável.  Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/11/trabalhar-em-horarios-antissociais-envelhece-o-cerebro-diz-pesquisa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)