sábado, 25 de abril de 2015

Cidades brasileiras criam SAMU para socorrer animais de ruas

Quando acontece um acidente nas estradas ou ruas Brasil a fora, ambulâncias cuidam de passageiros feridos, e quando esses acidentes acontecem com cachorros, gatos ou cavalos, quem está ali para salvá-los? Pensando nisso, algumas cidades brasileiras já estão começando a pensar no bem-estar dos bichanos e criaram o Samu Veterinário.



É o caso de Florianópolis (SC), que desde o fim de 2014 oferece o serviço de emergência veterinária, voltado principalmente para socorrer animais de rua. A iniciativa, que atendeu 78 animais em seus 90 primeiros dias de operação, foi criada em parceria com a entidade Bem-Estar Animal, responsável por reformar e adaptar um carro cedido pela Prefeitura, dando aos cofres públicos um gasto mínimo, em torno de R$ 800. Equipado com maca, caixa de transporte e trava para carreta (para transportar animais maiores), a ambulância conta com todos os equipamentos necessários para atender emergências envolvendo os bichanos.

O atendimento é gratuito e após ter sua saúde estabilizada, o animal recebe um chip e é devolvido à comunidade ou encaminhado para feiras de adoção. A iniciativa tem um custo anual estimado em R$ 100 mil e conta também com programas educativos sobre animais e serviços de castração gratuita. Cidades como Recife (PE), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA) possuem projetos similares em discussão.




Fotos: Ronaldo Bernardi/Agência RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)