terça-feira, 28 de abril de 2015

Entrevista com Amanda Vieira

Amanda Vieira tem 23 anos e é formada pela FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação. Trabalhou um ano na Rádio Tupi e está há 3 anos na Rádio Disney como produtora de ar.

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xtf1/v/t1.0-9/11094690_10206694619749440_1763955484984038265_n.jpg?oh=7430728a80852ace5209b0e7cb3d3f80&oe=559D6A16&__gda__=1440422962_4e5d84c5d8cfae8a85a65280d9229874
Foto: arquivo pessoal
 
Por que a escolha por Rádio e Televisão?

Na verdade, eu demorei um pouco para decidir em que eu gostaria de me formar.  No meio do 3º ano do Ensino Médio eu ainda estava pesquisando sobre os cursos e não tinha certeza de nada, apenas que seria na área de Comunicação Social. Eu precisava tomar uma decisão logo, pois queria emendar o colégio com a faculdade. Então, estava quase decidindo que seguiria para Publicidade & Propaganda, até que lendo sobre alguns cursos no Guia do Estudante me deparei com o de Rádio & TV e a partir daí comecei a me interessar pela área. 
Eu sempre gostei muito de filmar e editar os vídeos depois, e inicialmente este era meu foco de trabalho. Porém, a medida que o curso foi acontecendo e fui conhecendo a verdadeira essência de cada coisa, acabei optando por me envolver com rádio e música.  

Como é o dia-a-dia de um profissional que trabalha em uma rádio?

Esta é a segunda rádio em que trabalho e os ambientes são bem semelhantes, com área de marketing, produção, etc. Comecei como estagiária nas duas, executando atendimento telefônico ao ouvinte e entregando prêmios. Atualmente estou efetiva como Produtora do Ar, auxiliando os locutores, verificando tudo antes de ir ao ar. 
O meu dia-dia é bem relativo, pois como já estou na Rádio Disney há quase 3 anos tive a oportunidade de aprender várias "funções" diferentes, como jornalismo, programação musical e OPEC. Meus horários também são um pouco "bagunçados"... apesar de no meu caso eu trabalhar somente 6 horas por dia, quem opta por essa área tem que estar ciente que muito possivelmente terá que abdicar de finais de semana, feriados e datas comemorativas para trabalhar, mas você se acostuma. Tudo é feito com muito esforço, mas só de você fazer o que gosta, o trabalho se torna algo divertido e você não se importa de ter que estar no dia de Natal trabalhando, por exemplo.   

Qual o papel da internet nessa profissão?
A internet é fundamental, pois é a principal fonte de informação para divulgarmos novidades sobre os artistas que tocamos e sobre o mundo, além de alguns ouvintes preferirem essa forma de interação com as redes sociais da rádio do que através do telefone. 

Como sabemos, uma rádio nunca para sua transmissão, como a Rádio Disney realiza sua parte operacional?

A rádio fica no ar 24 horas, 7 dias por semana, sempre com um locutor ao vivo e produtor. 

Qual o perfil do profissional que o mercado exige?

Alguém que esteja disposto a trabalhar e se dedicar totalmente. Ninguém chega em um ambiente novo de trabalho sabendo tudo, então é necessário que o profissional tenha iniciativa e dedicação. Assim ele só tende a crescer, ajudando a si mesmo e a sua empresa.  

Quais conselhos você daria para o jovem que pretende atuar nessa área?

Não tenha medo de começar "de baixo". Agarre qualquer oportunidade que aparecer, pois nada é para sempre e quanto mais experiência você tiver na área, melhor. Sempre surgem boas oportunidades para quem corre atrás.   
Quando alguém compara RTV com Jornalismo, qual a sua reação?
 
Por incrível que pareça, isso não é mais tão comum hoje em dia, rs. Mas se acontece, eu explico a diferença entre as duas profissões, que executam funções bem diferentes. 

O gosto musical e artístico do profissional de RTV influencia na sua profissão? De que maneira?

Sim. Rádio não é só música, é informação também. Então, além de consumir muita música para conhecer as novidades, é necessário também assistir muita televisão e ler muita coisa, para assim se manter sempre atualizado e saber o que está acontecendo no mundo.
No caso do programador musical, por exemplo, ele não pode deixar que seu gosto musical pessoal influencie na rádio, e sim fazer o que será melhor para ela, fazendo sequências com músicas que os ouvintes pedem e querem ouvir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)