Foto: AFP
No dia 25 de abril, um tremor de magnitude 7,8 atingiu o Nepal e regiões próximas deixando milhares de mortos e feridos. A ONU estima que o terremoto possa ter afetado oito milhões de pessoas, ou seja, um quarto da população do Nepal, além de 67 mortos na Índia e avalanches no Monte Everest que resultaram em 17 alpinistas mortos.
A região do Nepal sofre uma grave crise econômica, pois estima-se que o custo da reconstrução possa chegar a US$ 5 bilhões, mas acima de tudo, enfrenta uma crise humanitária - o terremoto destruiu casas, prédios, patrimônios culturais e resultou na perda de energia, o que dificulta também a comunicação. Milhares de pessoas estão morando em barracas e os centros médicos e UTIs para os feridos são improvisados.
Diversos países e organizações humanitárias estão mobilizados e procuram ajuda pelo mundo inteiro, pois, mais do que nunca, é necessário ajuda financeira e solidariedade internacional.
Todos podemos ajudar: kits de higiene pessoal, alimentos, roupas, água purificada e medicamentos são solicitados pelas ONGs. Confira abaixo algumas organizações e faça sua parte! Uma boa ação nunca é demais!
- Save The Children:
- Cruz Vermelha:
- Unicef:
- Handicap International:
- Médicos Sem Fronteiras:
- Visão Mundial:
- Gospel for Asia:
Contudo, não são só as pessoas que precisam de ajuda! Milhares de animais como cabras, bois, aves e cães ficaram feridos devido à catástrofe.
A equipe da World Animal Protection, uma ONG internacional que viaja o mundo para proteger os animais, foi até o Nepal para socorrer os bichinhos feridos e desabrigados pelo terremoto. “Este é um desastre de escala catastrófica tanto para pessoas, quanto para animais.”, lamentou o executivo, Mike Baker.
Em entrevista para a BBC Brasil, o diretor internacional da ONG, James Sawyer, afirmou: "Animais são mais presentes na vida das pessoas do que muita gente imagina. Para muitas pessoas, por exemplo, são como membros da família. E num país como o Nepal, em que 70% das pessoas trabalham no setor agrícola, animais envolvidos na produção de alimentos têm uma importância fundamental para a economia".
Uma equipe de atendimento emergencial irá administrar uma clínica veterinária móvel para levar apoio aos animais, oferecendo primeiros-socorros e vacinações, já que a transmissão de doenças costuma ser uma das consequências de catástrofes naturais.
A ONG já salvou 25 mil animais.
Foto: World Animal Protection
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)