terça-feira, 5 de maio de 2015

Entrevista com Kátia Silva

O "profissional da vez" dessa semana traz uma entrevista com Kátia Silva. Jornalista formada pela Anhembi Morumbi. Sua experiência profissional com a área de Jornalismo é bem ampla, atuou como repórter em grandes emissoras de televisão como Band, SBT e RedeTV. Atualmente é assessora de imprensa.

Foto: arquivo pessoal
Em sua opinião, qual a principal característica que um jornalista deve ter?
Um jornalista deve ser curioso, acho que essa deve ser a principal característica, aquela que te faz exercer o seu papel como jornalista e questionar, descobrir, transmitir o que é de interesse para o seu público alvo.
Por que você escolheu essa profissão?
Busquei uma profissão que pudesse conciliar os meus interesses como viajar, falar diferentes idiomas, vivenciar um pouco de tudo que aprendi e aprendo, ganhando dinheiro com isso e desfrutando do meu dia a dia.
Quais são os maiores desafios profissionais de um jornalista?
O maior desafio é saber acreditar sempre em você, na profissão que escolheu e lembrar que você foi avisado: “ao sair da faculdade nem tudo são flores".
Que perfil precisa ter um profissional para se destacar em grandes centros como São Paulo e conseguir oportunidades em grandes empresas?
Acredito que “é preciso ter vontade, ser curioso, comunicativo, buscar diferenciais“ nem sempre quando todos estão indo para o mesmo lado ‘e ali que está o tesouro. E principalmente não desistir.
Conte um pouco da sua experiência de ser repórter de TV, já que você atuou em grandes empresas como a Band, SBT e RedeTV?
Comecei na Chef TV como apresentadora de um programa de gastronomia exibido ainda hoje no canal 18 da emissora TVA, passei pela RIT TV como repórter e ganhando experiência, logo em seguida fui trabalhar no SBT do Paraná (rede massa) fiquei lá por 6 meses e voltei, estava cobrindo uma colega jornalista que estava de licença maternidade. Quando voltei para São Paulo comecei a trabalhar como repórter de rua da emissora Band fiquei um ano e meio e decidi sair em busca de outros objetivos. Então entrei na área de assessoria de imprensa.
Como é sua rotina de trabalho?
Atualmente sou assessora de imprensa, trabalho em uma agência de comunicação. A rotina é basicamente fazer contato com os jornalistas, após a elaboração de um release/nota, explicar a importância e relevância do material que escrevi e sugerir a publicação do conteúdo. Além disso, faço a estruturação de planos de comunicação e atuo em gestões de crise de empresas. 

Apesar de o diploma não ser obrigatório para o exercício da profissão, você acha importante fazer a faculdade de jornalismo?
A faculdade traz a técnica em leituras, estudos e artigos. Além disso, é na sala de aula que você pode questionar o professor sobre as diferentes funções e como um jornalista pode atuar em cada segmento. Ao chegar ao fim da faculdade, na maioria das vezes, o mercado exige um profissional completo, portanto é importante o papel da faculdade: técnica + prática. Durante o período do curso, busque estagiar e experimentar ao máximo para saber com qual área terá mais afinidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)