“É crucial para a minha estética que minhas imagens existam na realidade ambígua; um lugar que não é definido nem por documentação nem por fantasia.” - Roger Ballen
![]() |
Foto: Roger Ballen |
A câmera fotográfica de Ballen funciona tanto como um caderno para anotações rápidas, quanto instrumento para construções longamente elaboradas. As suas séries investigam a fundo a condição humana, sem concessões de ordem estética ou sentimental. O corpo, a natureza, a cultura, a barbárie, a loucura e a animalidade são apenas alguns dos temas por meio dos quais Ballen nos conduz em uma jornada atemporal e paradoxalmente contemporânea. Ao receber essa exposição, o MAC USP dá continuidade ao seu programa de parcerias externas e cumpre o seu papel de trazer a público diferentes aspectos da produção artística atual.
Na diversidade da obra de Ballen, suas fotografias mantiveram unicidade ao serem tanto associadas à estética do grotesco, quanto impregnadas de certa surrealidade. As imagens são costuradas pela escolha singular das pessoas, dos objetos e do espaço em que são fotografados, além de frequentemente evocarem uma proximidade entre humanidade e animalidade. Se para Ballen suas imagens representam antes estados de espírito e o que nos é primitivo, elas podem também ser compreendidas como comentários às dissonâncias da sociedade contemporânea.
A exposição reúne uma seleção de 113 fotografias, todas em preto e branco, das oito séries criadas por Roger que abarcam desde os trabalhos iniciais aos mais recentes.
Quando: 28/3 a 27/9
Horário: terça das 10h às 21h, quarta a domingo das 10h às 18h
Preço: Gratuito
Classificação: Livre
Local: MAC-USP - MAC USP Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Informações: (11) 2648-0254 www.mac.usp.br
Fontes:
- http://cmais.com.br/guiadacultura/exposicao/roger-ballen-transfiguracoes-fotografias-1968-2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)