sexta-feira, 29 de maio de 2015

Roger Ballen no Museu de Arte Contemporânea da USP



“É crucial para a minha estética que minhas imagens existam na realidade ambígua; um lugar que não é definido nem por documentação nem por fantasia.” - Roger Ballen


Foto: Roger Ballen
Esta é a primeira exposição individual de Roger Ballen na América Latina. Depois de passar pelo Rio de Janeiro e por Curitiba, "Roger Ballen: transfigurações, fotografias 1968-2012" chega finalmente a São Paulo. O caráter retrospectivo da mostra, que cobre a vasta produção do fotógrafo, vem de certo modo buscar reverter a pouca divulgação de seu trabalho entre nós. Ballen nasceu em Nova York em 1950, mas pouco depois de completar trinta anos de idade optou por viver na África do Sul. Geólogo de formação, passou a se dedicar à fotografia impactado pela cultura local.
A câmera fotográfica de Ballen funciona tanto como um caderno para anotações rápidas, quanto instrumento para construções longamente elaboradas. As suas séries investigam a fundo a condição humana, sem concessões de ordem estética ou sentimental. O corpo, a natureza, a cultura, a barbárie, a loucura e a animalidade são apenas alguns dos temas por meio dos quais Ballen nos conduz em uma jornada atemporal e paradoxalmente contemporânea. Ao receber essa exposição, o MAC USP dá continuidade ao seu programa de parcerias externas e cumpre o seu papel de trazer a público diferentes aspectos da produção artística atual.
Na diversidade da obra de Ballen, suas fotografias mantiveram unicidade ao serem tanto associadas à estética do grotesco, quanto impregnadas de certa surrealidade. As imagens são costuradas pela escolha singular das pessoas, dos objetos e do espaço em que são fotografados, além de frequentemente evocarem uma proximidade entre humanidade e animalidade. Se para Ballen suas imagens representam antes estados de espírito e o que nos é primitivo, elas podem também ser compreendidas como comentários às dissonâncias da sociedade contemporânea.
A exposição reúne uma seleção de 113 fotografias, todas em preto e branco, das oito séries criadas por Roger que abarcam desde os trabalhos iniciais aos mais recentes.
Foto: Roger Ballen

Quando: 28/3 a 27/9
Horário: terça das 10h às 21h, quarta a domingo das 10h às 18h
Preço: Gratuito
Classificação: Livre
Local: MAC-USP - MAC USP Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Informações: (11) 2648-0254 www.mac.usp.br

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)