terça-feira, 1 de setembro de 2015

Entrevista com Graziela Ferrari

Graziela Ferrari Paluan de Souza tem 25 anos e é formada em Relações Públicas pela Universidade Cásper Líbero. Já foi assesssora de comunicação em uma rede de perfumaria, e em 2012 ingressou na E.life, onde trabalha até hoje. Iniciou na agência como estagiária de relacionamento, depois tornou-se Analista de Search, e atualmente é Account Manager, exercendo a função de gerenciar equipes e projetos dentro da agência.
Foto: arquivo pessoal
 O que fez você escolher o curso?
Escolhi RP inicialmente pelo leque de possibilidades que a profissão poderia me proporcionar, em termos de área de atuação. Mas fazendo o curso me identifiquei bastante com a comunicação interna.
Você poderia nos contar um pouquinho da sua rotina?
Moro em Sorocaba e trabalho em São Paulo, então esse deslocamento diário é parte da minha rotina.  Geralmente trabalho das 08h às 17h, exceto quando faço home office (de uma a duas vezes na semana). Meu dia a dia de trabalho, pode ser resumido em responder e-mails, falar ao telefone com os clientes das contas que gerencio, rever e elaborar novos modelos dos relatórios dos projetos, preparar materiais táticos, para reuniões internas e externas e participar dessas reuniões.  Saindo do trabalho eu faço aula de espanhol 2x por semana.
Você pode contar pra gente sobre algum case de comunicação de sucesso e um que não alcançou os resultados esperados, em que você esteve à frente ou participou da execução?
Um cliente enviou no Facebook da GVT uma mensagem em forma de poema, lamentando a incompatibilidade da antena da GVT com sua nova residência – pois não era possível a instalação lá, por questões técnicas. Eu e minha equipe respondemos ao cliente também em forma de poema e isso repercutiu bem positivamente na mídia, saindo em vários sites de notícia, e gerando bastante mídia espontânea para a marca.
Case sem os resultados esperados: Um cliente fez uma reclamação à GVT em forma de paródia, por meio de um videoclipe  gravado por ele. Pensamos em responder à altura, então parodiamos a mesma música, mas oferecendo uma solução à ele,  gravamos uma pessoa cantando e enviamos para a GVT aprovar, antes de postar. Porém o Jurídico da GVT não aprovou, por conta de possíveis problemas com direitos autorais da música, mas nos disseram que poderíamos postar a letra da paródia que havíamos feito. Então respondemos ao cliente com a letra. A mídia replicou nossa resposta em diversos sites de noticia, falando bem da nossa resposta, mas ao fim das matérias sempre tinha um link direcionando para o vídeo inicial do cliente (que era um vídeo de reclamação). Isso vez o vídeo viralizar e de 200 views foi para mais de 80mil views em menos de uma semana.
Quais são os critérios essenciais na hora de contratar um novo estagiário?
Uma das primeiras coisas que avaliamos aqui na agência é o Português. É essencial que o candidato tenha uma escrita impecável, pois vai escrever nas redes sociais em nome de uma marca. Em seguida, procuramos alguém criativo, que pense fora da caixa e que esteja disposto a crescer junto com a agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)