terça-feira, 10 de maio de 2016

Entrevista com Caio Baptista

Essa semana o entrevistado da vez é Caio Baptista, ou Caco, como todo mundo costuma chamá-lo. Ele tem se destacado como Community Manager e Diretor de Criação na agência Mutato, na conta de Avon, e conta um pouco da sua trajetória pra gente.


Com o que e onde trabalha?
Trabalho na Mutato como Community Manager e na Direção Criativa da conta da Avon.

Onde se formou?

Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Em qual curso?

Publicidade, Propaganda e Criação, com ênfase em Criação.

O que te levou a escolher esse curso?

Me apaixonei por publicidade aos 08 anos, por conta de outdoors que eram permitidos em São Paulo na época. Aos 13/14 anos comecei a pensar no futuro, fazendo testes vocacionais, e coincidentemente calhou de dar publicidade no resultado do teste, o que me motivou ainda mais a continuar no caminho.
Sempre curtia a sagacidade e o lado comido dos comerciais, os anos 90 eram cheios de boas e marcantes propagandas.

Como foi sua introdução ao mercado?

Entrei na publicidade oficialmente no meu primeiro estágio, lá pelo 3 ano da faculdade. Como minha faculdade se divide após os primeiros dois anos, a quebra acontece justamente nesse momento.
Entrei pro time de social media da Saraiva (Livraria) fazendo conteúdo para varejo, inicialmente. Com o tempo, pessoas saindo e responsabilidade aumentando, acabei por tomar conta do setor e participar mais da parte analítica, podendo dar mais insights e produzir coisas mais interessantes.
Depois de uns freelas, voltei a trabalhar, dessa vez em agência, o que é completamente diferente da minha primeira experiência onde eu trabalhava dentro do cliente.

Como você imaginou que seria a rotina do trabalho é como ela realmente é?

Inicialmente entre na agência como redator, o que já foi um choque pra quem fazia todos os campos do conteúdo.
A rotina era centrada num único ponto, que era a redação e isso mexeu bastante com a estrutura que eu estabelecia no meu método de trabalho.
A vida como community manager mudou mais ainda, por não ser algo que fazia tanta parte do meu universo. Embora já tivesse trabalhado fazendo coisas que pertencem a esse mundo, o título realmente mudou a forma de ver a profissão, hoje percebo que na verdade é o que eu faço de melhor.
Entre agendamento de conteúdos, contato com publico e gestão da própria comunidade, posso dizer que é uma rotina tranquila, dependendo do contexto ou da quantidade de projetos que a página/cliente tem.

Como você vê sua atuação como comunicólogo e contribuinte em um âmbito social?

Dentro daquilo que eu faço, eu sempre tento colocar o máximo de mim, e felizmente isso tem sido positivo pra minha jornada como comunicólogo. Com redes sociais, principalmente com o meu trabalho atual, eu consigo de alguma forma colocar as pessoas pra pensarem um pouco fora da caixa.
Tendo em vista que vivemos num período de constante transformação, isso se torna cada vez mais necessário, uma vez que muitas das marcas foram obrigadas a aprender a desconstrução para continuar atuando no mercado.
Por gostar muito do assunto, consegui de uma forma saudável trazer isso pro meu mundo profissional, claro que o posicionamento de marca auxilia muito, mas poder falar sobre gênero, sexualidade, feminismo e principalmente de forma didática é algo muito engrandecedor.
Essa atuação tem sido refletida a cada noticia dada sobre o posicionamento do cliente que eu atendo e com certeza, satisfação maior não há.

Tem alguma dica ou experiência que possa dividir com os que ainda estudam comunicação?

Vou fazer uma breve listinha, segue:
1) Revise mais de uma vez o que foi escrito, não importa o quanto já olhou, na dúvida olhe de novo.
2) Dar close errado é muito fácil, mas não é o fim do mundo se um acontecer. Saiba como contornar isso sem tornar qualquer problema em uma crise. E se virar crise, solucione-a em grupo.
3) Independente do cliente, trate pessoas como pessoas, não como número ou consumidores, as melhores oportunidades estão presas em contextos como esse, quanto mais veracidade na fala, melhor o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)