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Fonte: http://pt.cubadebate.cu/opinioes/2011/04/13/opiniao-publica-entre-o-velho-e-o-novo/ |
Quando
ouvimos a frase “Segundo dados, o candidato 'X' tem 61% das intenções de voto
na eleição presidencial.”, estamos nos deparando com um processo de Opinião
Pública.
Essa
opinião é referente a um debate coletivo sobre determinado assunto, podendo ser
implícito ou explícito e a sua resposta nunca é unânime. Na Opinião Pública o
"SIM" ou o "NÃO" tornam-se retratos das escolhas da maioria
do público, isso quando a pesquisa é bem realizada. Para obtermos resultados
mais próximos possíveis da totalidade real, é preciso entrevistar um número
considerável de pessoas, de diferentes partes do país, e diferentes culturas e
subculturas.
Os meios de comunicação são de fundamental importância, uma vez
que selecionam assuntos a serem levados ao conhecimento da Massa criando,
assim, estereótipos a partir do momento que enfatizam e dão destaque
a determinados pontos. Entretanto, não determinam as percepções absolutas sobre
um tema, porque através da discussão gerada em determinado assunto, o público
pode ser favorável ou não a ele.
Um
relações-públicas deve trabalhar juntamente com a Opinião Pública, sempre
procurando agradá-la, criando um ambiente de harmonia e evitando conflitos que
podem levar uma organização à crise. Por isso cabe a nós a delicada função de
elaborar e implementar ações dentro da organização que formem e fortaleçam uma
imagem positiva perante à Opinião Pública, trazendo maior credibilidade.
O
bom posicionamento da organização ajuda a evitar ocorrências de crise em
imagem, mas não garante que esta nunca passe por uma crise. Por isso, o
trabalho de relacionamento com os públicos estratégicos e com a Opinião Pública
no geral, é um trabalho contínuo que deve ser realizado pelas relações
públicas.
Quer saber ainda mais sobre Opinião Pública?
Leia o livro:
Esse é considerado a "bíblia da Opinião Pública".
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