segunda-feira, 14 de abril de 2014

A Importância da Cultura Organizacional




fonte:http://ippnl.com.br/wp-content/uploads/2013/05/alinhamento_e_cultura_organizacional.jpg

Para entendermos o que é cultura organizacional, vamos definir primeiramente o que é cultura dentro de uma organização. Nas empresas, a cultura equivale ao modo de vida da organização em todos os seus aspectos, como ideias, crenças, costumes, regras, técnicas, etc. Neste sentido, todos os seres humanos são dotados de cultura, pois fazem parte de algum sistema cultural.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado. Assim entendemos que quanto mais a empresa estiver em sintonia com seus membros, a chance de conflitos internos é mínima, o que reflete na sua permanência no mercado.

Componentes da cultura organizacional?

Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível.

Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.

Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional.

Histórias: Contos e passagens sobre o fundador da companhia, lembranças, sobre dificuldades ou eventos especiais, regras de conduta, corte e recolocação de funcionários.

Rituais e Cerimônias: São sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização.

Símbolos Materiais: A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios constituem símbolos materiais que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento ( como assumir riscos ou seguir a rotina, autoritarismo ou espírito democrático, estilo participativo ou individualismo, atitude conservadora ou inovadora) desejado pela organização.

Linguagem: Muitas organizações e mesmo unidades dentro das organizações utilizam a linguagem como um meio de identificar membros de uma cultura ou subcultura.

É possível mudar a cultura de uma organização?
Podemos dizer que apenas com a integração de todos é possível fazer com que se mude a cultura de uma organização, com auxilio de algumas ferramentas, como: clareza de objetivos, valores e princípios, imagem de produtos e serviços, integração e comunicação, abertura a novas idéias, desempenho profissional, aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)