sábado, 24 de maio de 2014

Relações Públicas como Assessoria de Imprensa: Brasil e EUA

Fonte:  http://muitoalemdoguardanapo.wordpress.com/tag/relacoes-publica-propaganda-assessoria-de-imprensa-releases/




No século XX, o empresário John D. Rockfeller estava com a sua reputação em baixa e precisava que alguém trabalhasse sua imagem com a mídia, ressaltando suas boas ações e minimizando os possíveis atos de criticas. Foi então que Rockfeller recorreu ao jornalista americano Ivy Lee. Em um órgão de imprensa e endossando o desempenho de Rockfeller, Ivee Lee executou um trabalho tão brilhante que mais para frente conseguiu abrir sua própria agência de RP, focada em Assessoria de Imprensa.

Nos EUA, a área de Relações Públicas é responsável pelo trabalho de construção de reputação, já no Brasil os jornalistas também podem exercer a função de Assessor de Imprensa, uma particularidade apoiada por nossa legislação. Com isso, existe um debate até hoje: a função do assessor de imprensa cabe a um profissional de RP ou a um jornalista?

Jornalistas exercem a função de Assessores de Imprensa, às vezes em paralelo com o trabalho em veículos de comunicação, já nos EUA a função costuma ficar a cargo de profissionais de RP. Temos em nosso país, inúmeras agências de assessoria de imprensa realizando trabalhos para grandes marcas enquanto nos EUA as empresas costumam ter uma área específica de comunicação e assessoria de imprensa internamente.


E você? Prefere o estilo brasileiro ou o modo americano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)