quarta-feira, 4 de junho de 2014

Fumo Será Banido de Locais Fechados em Todo o País



fonte:http://2.bp.blogspot.com/_s53hrsZ_KZs/Socg_lCS7pI/AAAAAAAAAC8/V_pIRU5r-8w/s1600-h/PLACA+PROIBIDO+FUMAR.jpg 


O Ministério da Saúde anunciou no sábado, 31 de maio, novas regras  de combate ao fumo. Elas valem para todo o país e entram em vigor em até seis meses. Será proibido fumar em locais fechados, isto é, restaurantes, bares, escolas, cultos religiosos, ambiente de trabalho, veículos de transporte coletivo, táxis inclusive fumódromos, que atualmente são permitidos pelas regras atuais. A regulamentação proíbe também a vinculação de qualquer propaganda comercial de cigarros.

O Objetivo da medida, segundo o governo, é proteger do fumo passivo e contribuir para a diminuição do tabagismo entre os brasileiros. A lei antifumo define ainda a ampliação das mensagens de alerta em maços, punição só a estabelecimentos e fiscalização à cargo da Vigilância Sanitária.
Com a nova regra fica proibido o uso de cigarro, cigarrilha, charuto e outros produtos do gênero em locais de uso coletivo – público ou privado. Estão vetados inclusive os narguilés. Ficará liberado fumar em casa, em áreas ao ar livre, estádios de futebol, cultos religiosos ( caso faça parte do ritual), tabacarias, vias públicas e locais de filmagem ( quando necessário à obra).
O cigarro sem dúvidas é um dos maiores vilões do coração. Ele aumenta o colesterol, reduz o diâmetro dos vasos sanguíneos, AVC, aneurisma da aorta e insuficiência cardíaca e  um infarto costuma ocorrer 10 anos mais cedo em fumantes.  Em apenas um dia sem fumar, já é possível ter benefícios para a saúde. Segundo especialistas se você largar o vício aos 30 anos, você ganha em média 10 anos de vida. Isto também significa que as pessoas que não fumam voltaram a ter o direito de não sofrerem com os males do cigarro, o que antes acontecia mesmo que não os tragassem diretamente.  Se você é um fumante, a única coisa grande que pode fazer para prevenir ataques cardíacos é parar de fumar, o que também pode proteger a saúde de seus amigos e familiares.
Diversas grandes metrópoles do mundo como Nova York, Paris e Buenos Aires já adotaram com sucesso medidas similares. Quem quiser informar sobre o descumprimento da lei, pode fazer a denúncia por meio do telefone 0800 771-3541 ou pelo site www.leiantifumo.sp.gov.br

Fonte: O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)