sexta-feira, 10 de abril de 2015

Exposição "It’s not a personal, it’s a drag" retrata, através da arte de rua, a questão de gênero






A TAG Gallery nasceu da paixão pela Arte Urbana e pelo que ela representa: um movimento de ruptura, altamente politizado e intelectualizado, à frente do seu tempo. É um movimento que não para, portanto vai além das expectativas de seu público. É preciso reverenciá-la de forma merecedora em sua forma de interagir com o hoje e com a cidade de agora .
Essa nova maneira nos permite pensar que não haveria um lugar melhor para a nova exposição que chegou em São Paulo nesse final de semana ( 04 de abril)  chamada It's not a personal, it's a drag”.
A exposição nos leva a refletir questões básicas do dia a dia que surgem quando nos deparamos com Drag Queens : É mulher ou não é ? Sim é mulher, e também não é. O artista responsável pelas obras é o Rafael Suriani, conhecido por obras antropomórficas, por revelar aspectos que se parecem algo ou o outro, e por sua característica final que vem do grafite mas ao mesmo tempo não é, sendo denominado como ''stricto sensu''. Ele cria a atmosfera do caos e da beleza das ruas através de colagem de cartazes, pintura em spray, ranhuras no fundo da tela. Novamente se apresenta a questão de parecer algo, se revelar outro e, ainda, além do outro.
O artista quer destacar a fusão da arte de rua (pichação e grafite) com a questão de gênero, dando ênfase especial para as Drag Queens, estampadas em sua obra.
Através da ambiguidade, ele mexe com as concepções do público em relação ao ‘que é’ e ‘o que não é’. Muitas pessoas questionam - se se as personificações em sua arte se tratam de mulheres pela feminilidade da composição, ou de homens. Surge ai o questionamento devido a marcação de traços de natureza masculina. Este jogo de alargar e borrar fronteiras (seja entre gêneros, identidades, formas e espaços artísticos) fica agora mais claro no seu trabalho. Ele se apresenta nitidamente desenhado e exposto por suas drags, andróginos e intersexuais, em síntese de algo que questiona os limites do feminino e do masculino.
A individualidade, signo essencial da liberdade, da liberdade sexual e dos LGBTs, está contida e presente na forma e no conteúdo da arte de Suriani.

Data da exposição: 04 de abril 2015 até dia 18 de abril de 2015.
Local: TAG Gallery - Rua Libero Badaró - 336 - 3º Andar.
Dias e horários: De terça à sábado, das 14h as 21h.
Mais informações no site : http://www.taggallery.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)