Hey, meu nome é Cléberson e tenho 22 anos, estagio há seis meses no esportivo do Portal Terra e estou cursando o 6º semestre de jornalismo na Anhembi Morumbi.
Escolher o curso até que foi uma missão fácil, já que passei boa parte da minha infância e adolescência vendo tv e lendo revistas. Sempre tive a certeza de que eu tinha que trabalhar com algo que eu gostava, e não só com algo que me desse dinheiro. A inveja que eu sentia dos repórteres que cobriam Copa do Mundo e Olímpiadas ainda motivou mais na decisão de ir para o lado jornalístico da força.
Antes de conseguir meu estágio já escrevia para alguns blogs, sempre sobre nerdices (outro assunto que me fascina e ocupa muito do meu tempo livre). Aí depois de um concorrido processo seletivo, consegui entrar no Terra, e coincidentemente na área que eu mais queria, que é o esportivo.
Dentro da redação já passei pelo hardnews e pela publicação de vídeos. Faz parte do programa da empresa conhecer outras funções dentro da redação, o que é muito bom, pois abre um leque tremendo de conhecimento. Posso dizer hoje, sem medo, que aprendo mais sobre jornalismo no estágio do que na sala de aula.
Basicamente, minha rotina é editar o material que vêm das agências de notícias e fazer ronda de vídeos. Já tive a chance de acompanhar treino e coletiva de imprensa. Lá no Terra, não é permitido fazer hora extra nem trabalhar nos fins de semana (é engraçado isso, por fazer parte da Lei de Estágio, mas não é algo que é muito seguido pelas empresas no mercado). Por um lado é bom, pois permite que eu consiga organizar melhor meus estudos (ainda mais com o tcc que se aproxima), mas é ruim porque sinto falta de trabalhar durante a rodada de futebol.
Não foi fácil conseguir estágio. O mercado exige do candidato ao estágio os mesmos conhecimentos que exige dos profissionais já formados (fluência em outra língua, programas de edição, e até mesmo experiência). Eles buscam profissionais diferenciados, essa é a verdade. E é isso que um cara de comunicação precisa ser hoje: diferenciado. Quanto maior o conhecimento dele (seja o acadêmico que a faculdade oferece, o cultural ou o digital), maior as chances dele de se destacar.
A dica que fica pra alcançar um bom estágio é não se acomodar somente com o que a faculdade oferece e não desistir, mandar currículo para tudo que é canto que uma hora dá certo. ;)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)